2019, o melhor ano da sua empresa! 6ª parte.

Olá empreendedores e empreendedoras! Dando sequência de como abrir ou melhorar a sua empresa em 2019, hoje falaremos de concorrência.

Dificilmente alguém consegue abrir um negócio sem concorrência. Eu sempre ouço “eu não tenho concorrência, o que eu faço ninguém faz”, talvez isso seria verdade nos 90, hoje você pode até ter um diferencial tão grande que não foi ainda copiado o modelado. Sei que alguns profissionais liberais tem uma metodologia mais efetiva que outros, e assim se diferenciam no mercado. Mas sei também que hoje muito se fala em dor do cliente, qual a dor do cliente, o que ele quer resolver?

Uma grande rede de fast food monitora até o churros ou pastel da esquina mais próxima, pois sabe que os dois negócios acima, eliminam a fome do cliente, e então fazem a pergunta de como trazer o cliente até eles ao invés de deixar o cliente levar o dinheiro para outra empresa.

Esses são concorrentes indiretos, e há os diretos, que vendem produtos similares ou substitutos ao seus.

Se quem é o maior do mundo se preocupa com isso, porque não preocuparmos também?

O conhecimento profundo dos seus concorrentes é primordial para o desenvolvimento de sua estratégia. Monitore seus produtos e serviços, isso é fácil, você pode se tornar um cliente do seu concorrente, mesmo que de forma momentânea, para saber como ele entrega o que promete e como se relaciona.

O sistema de divulgação do concorrente pode ser monitorado, via redes sociais, mídia impressa e até rádios, e tente entender se ele está de acordo com as tendências e falando a língua do cliente. Pense em como você pode melhorar isso em sua empresa.

A relação com clientes é o fator principal, perceba como a concorrência atende o telefone, atende na loja, como os caixas tratam os clientes, como está o enganjamento nas redes sociais, invista um tempo nessa atividade, vai compensar.

O sistema de inovação tem seguido o fluxo do mercado? Seu concorrente costuma lançar produtos e serviços inovadores? Perceba como o mercado recebe essas novidades. Você terá um parâmetro para ver como você está em relação a inovação e processos. Essa prática é conhecida como benchmarking e utilizada por muitas empresas de sucesso.

O monitoramento dos concorrentes também ajuda a entender para onde o seu concorrente está indo, seja para ganhar um espaço que você domina ou porque “descobriu” um novo nicho lucrativo. Quanto antes você identificar, mais rápido poderá ajustar a sua estratégia e não deixar o concorrente ganhar espaço.

A intenção é modelar o que há de melhor.

Desejo muito sucesso e prosperidade! Até breve!

Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e empresarial de Juiz de Fora.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.