Essa é a nova modalidade de esportes que está ganhando todas as academias do Brasil. É uma mistura de MMA com treinamento funcional e é excelente para quem não quer deixar de treinar os golpes e ainda ganhar massa muscular e definir músculos. O treinamento funcional já se tornou o queridinho de muita gente, pois, além de ser um exercício bastante diversificado, consegue treinar vários movimentos do cotidiano como empurrar, agachar, pular, sentar, levantar tudo com a ajuda de cones, bolas, elásticos e outros instrumentos. Dessa forma é possível treinar o equilíbrio, a coordenação motora e o sistema cardíaco e respiratório. Já o MMA é uma junção de golpes de diversas outras artes marciais e, normalmente, é feita sempre em dupla.
Na luta funcional, a rotina é um pouco diferente, pois não há esse contato físico dos embates. Além disso, consegue aliar o grande gasto calórico da luta com o fortalecimento e o ganho de massa muscular que o treino funcional consegue proporcionar. Também dá para adaptar outros tipos de lutas ao treinamento funcional como o muaythai (arte marcial que tem suas origens na Tailândia). Com tantas joelhadas, chutes e socos misturados com várias formas de locomoção é possível perder até mil calorias em apenas 1 hora de aula. O box funcional também pode ser uma excelente ferramenta para quem quer perder peso. É possível secar incríveis 30 kg em 10 meses de exercícios físicos aliados com uma dieta equilibrada.
O treinamento funcional encaixa-se perfeitamente na necessidade de treinamento com resultados que o MMA necessita.
Mais do que deixar o corpo definido, segundo o professor do Studio Funcional Fight, Diogo Salles Cordeiro, de 36 anos, a luta funcional faz bem para a mente: “É um método de treinamento capaz de melhorar o condicionamento físico, desde a parte cardiorrespiratória, muscular e, inclusive, a saúde emocional dos participantes”, garante o professor.
“Muitas pessoas me perguntam sobre emagrecimento rápido na prática da atividade, a maioria infelizmente, por falta de conhecimento, está em busca de um milagre. Alimentação e exercício têm que caminhar juntos. Com certeza é possível emagrecer rápido, mas o mais importante é fazer da forma correta, sem que prejudique a sua saúde.
“O Funcional Fight trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, bem intensamente, trazendo resultados rápidos pra quem quer perder peso, mas emagrecer não é somente isso, é preciso também fazer uma reeducação alimentar, deixando assim o treinamento completo e o resultado satisfatório”, comenta o professor Diogo.