Hemominas agradece as doações e orienta para que doadores façam o agendamento

Na última sexta-feira, 25, em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho, a Fundação Hemominas do Estado realizou uma convocação para doação de sangue para atender a demanda às vítimas da tragédia. Após o chamado, houve um aumento considerável no comparecimento de doadores.

Em nota divulgada, a Fundação orienta que aqueles que ainda quiserem realizar as doações façam o agendamento do atendimento, que é feito com base no estoque e na demanda de cada unidade. “Considerando a adequada reposição dos estoques para o atual momento, a Hemominas orienta os doadores mineiros que programem o seu comparecimento às unidades da Fundação Hemominas para as próximas semanas, agendando as doações. O agendamento é feito com base na demanda e nos estoques de forma a garantir que todo sangue doado seja utilizado de forma adequada”, informou. Doadores do tipo sanguíneo “O Negativo” tiveram prioridade de atendimento durante o último fim de semana.

Ainda no comunicado, a Fundação Hemominas agradeceu a todos os voluntários que atenderam a convocação e ainda destacou o emprenho dos mineiros. “O empenho da população mineira foi primordial para garantir os estoques de hemocomponentes para as vítimas socorridas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Fundação Hemominas permanece em alerta e atendendo a demanda habitual dos pacientes a fim de garantir a segurança transfusional nos períodos sazonais em que há aumento de demanda”.

Como agendar

O agendamento para doação pode ser feito online, no site da Fundação Hemominas, pelo aplicativo “MG APP” ou pelo número 155, opção 1. Com esse procedimento, o voluntário ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Caso a pessoa não possa comparecer, a Fundação pede que seja feito o cancelamento do agendamento para liberar a vaga para outro candidato à doação de sangue.

Para ser um doador

Para se tornar um doador, é preciso estar em condições plenas de saúde, ter entre 16 e 69 anos, possuir mais de 50 kg e, no dia da doação, apresentar documentação com foto. Para quem já é doador, é necessário ainda respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias. No momento da doação, o doador deve estar alimentado e ter dormido, no mínimo, quatro horas, sentindo-se descansado para evitar mal-estar.

A Hemominas funciona na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 11h.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.