Sindico é o responsável pelos treinamentos…

O síndico é o responsável pelos resultados da administração do condomínio, o que significa que ele deve estar preparado para treinar os empregados ou seja as pessoas que prestam serviços contínuos no dia a dia do condomínio, como portaria e limpeza, daí precisa ter visão de que educação é um processo continuo e que há novos métodos e novos saberes que contribuem na redução dos custos e conflitos nos condomínios.

Aproveito um MAKTUB do grande Paulo Coelho, cujo título é: “Seres Complexos – pensamento de K. Casey que li numa revista no avião: “Como a raça humana é curiosa. Tão parecida e tão diferente: É capaz de trabalhar junta, construir Pirâmides do Egito e as Catedrais da Europa. Pode trabalhar em hospitais, criar programas de computador, mas em algum momento, tudo perde seu significado e nos sentimos só, como se fizéssemos parte de outro mundo. Como se fossemos parte de outro mundo. Ficamos desesperados, porque isso não nos impede de aproveitar a vida. Então, não vale a pena se desesperar. Somos assim: Seres Complexos. ”

Daí nos vemos que nesta complexidade, podemos dizer que um dos mais simples segredos das pessoas que buscam sucesso naquilo que fazem, é o que elas estão sempre adiantado (pró-ativas), em tudo! Vivem adiantas no tempo, no nos conhecimentos, na organização, na vontade. Elas não vivem atrasadas e consequentemente não se estressam e acabam surpreendendo as outras pessoas com seu equilíbrio, com a capacidade de fazer as coisas, com sua calma e com profissionalismo tão necessários aos gestores.

Todas as pessoas que exercem uma profissão têm pontos fracos e pontos fortes. Elas têm coisas nas quais são boas, tem facilidade e prazer em fazer. Ninguém consegue ser excelente em tudo. Diante disto, reforçamos que os síndicos precisam entender que, apesar de sua atividade não ser caracterizada como profissão, ela deve ser encarada como tal, mesmo não havendo vínculo empregatício. Podemos ainda analisar o seguinte aspecto: se a economia define o trabalho como: “o esforço humano visando criar bens e serviços”, o que o sindico faz é trabalho, e como tal é uma atividade pessoal e progressiva porque permite melhorar sempre. Para ter bom desempenho na missão de Gestor de condomínio, o sindico preciso de conhecimentos específicos sobre o que é condomínio e quais as leis regulam a vida dia a dia de uma comunidade condominial, para que possa desenvolver habilidades e consequentemente ter atitudes de gestor eficaz.

O sindico precisa entender que gerenciar um condomínio exige além da vontade, coragem precisa buscar novos conhecimentos, pois, um condomínio inicia na união de pessoas quando incorporam, um terreno e desenvolve um projeto arquitetônico (prédio) e unir-se aos construtores, que usaram uma força de trabalho na união de profissionais para realização da edificação, para que a área de venda, reúna pessoas para que comprar que embora será formado um grupo espontâneo, houve uma união para efetivamente haja um condomínio, onde essas pessoas passam a ser os condôminos e de forma compartilhada vão dar vida ao condomínio, razão porque serão proprietário de suas unidades autônomas e coproprietário das partes comuns de seus prédios. Daí a complexidade.

Até o próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.