Encerrando a peregrinação de 2018, a “Charola Amigos de São Sebastião”, que representa os bairros da zona sul de Juiz de Fora, apresentou-se nesta segunda-feira, 21, na Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa). O grupo encantou os funcionários com cânticos em homenagem ao santo, cujo dia foi comemorado no domingo, 20.
Manifestação cultural de caráter religioso, a charola é tradição repassada de geração a geração. A cantoria é acompanhada por instrumentos como sanfona, pandeiro e violão, entre outros. As roupas, a bandeira e a forma de organização lembram as “Folias de Reis”, mas o intuito das charolas é exaltar as virtudes de São Sebastião, que era soldado exemplar, mas foi perseguido e morto por apresentar-se como cristão.
Conforme o presidente da Associação de Folia de Reis e Charolas de Juiz de Fora, André Brasilino, desde o dia 8 o grupo percorreu cerca de dez cidades da região, fazendo homenagens ao santo, considerado protetor contra fome, peste e guerra: “De casa em casa levamos energias positivas e desejamos saúde, paz e alegria a todos”.
Fonte: PJF