2019, o melhor ano da sua empresa! 5ª parte

Olá empreendedores e empreendedoras! Dando sequência à série de dicas e sugestões para abrir ou melhorar a sua empresa em 2019, hoje falaremos da importância de sua rede de contatos.

Você pode pensar em quantos negócios seriam fechados com a sua empresa, ao aumentar a sua rede de contatos profissionais e pessoais?

Para isso é preciso que a sua oferta de valor seja percebida, só assim haverá a vontade de indicar seus produtos ou serviços.

Nenhuma empresa é uma ilha, e mesmo as mais antigas de mercado precisam se renovar e reinventar, se mostrar e ampliar essa rede, pois só assim sobreviverão.

A presença nas redes sociais pode ser utilizada para aumentar a percepção de sua empresa, promover sua marca, avisar de novos produtos ou campanhas, e todas as pessoas que estão presente em suas redes são potenciais consumidores, isso pode significar mais vendas. Nesse caso, é uma relação mais distante, pois essa relação é toda virtual. Mesmo que não haja venda direta nesse canal, é preciso estabelecer-se, mostrar-se ao mercado.

Estar presente de forma virtual, com site, blog, sites de armazenamento de vídeos (Youtube ou kwai, por exemplo), é muito válido, desde que haja interação, e no caso virtual, as respostas precisam ser as mais rápidas possíveis.

Como nosso foco é gerar negócio, que tal aumentar a sua base de prospects?

Existem feiras específicas ou relacionadas ao seu negócio, compareça e troque cartões (Isso parece básico e vejo muita gente não levando cartões para os eventos). Almoços ou cafés empresariais são uma excelente fonte de prospects regionais, uma vez que são mais voltadas aos empreendedores regionais. Existem grupos de debates em redes sociais, estas mais voltadas a profissionais, como o LinkedIn, por exemplo. Cursos presenciais de áreas correlatas ou até de áreas onde seus clientes estão, o que vale é fazer network. Palestras e workshops funcionam bem, podem gerar outras percepções.

Lembre-se que pessoas gostam de pessoas. Somos seres sociais por natureza. E ao optar por estar presente nos eventos, lembre-se de deixar uma impressão excelente sobre você e sua empresa. Estar uniformizado, barbeado/maquiada, com roupas adequadas, sempre solícito e bem disposto, falar somente coisas positivas e sempre com sorriso no rosto fazem a diferença.

Uma coisa eu garanto: faça isso e seus resultados vão melhorar! Desejo saúde, paz e prosperidade. Até breve.

 

 

 

Artigo por: Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e empresarial de Juiz de Fora.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.