Pensar no planejamento da aposentadoria não é um hábito comum para os brasileiros, que estão sempre ligados aos momentos que vivem no presente. Mas a preocupação com o amanhã se mostra cada vez mais importante para os que veem a estabilidade financeira como um objetivo de vida. Como será a rotina após tantos anos de trabalho e dedicação? De que forma esse momento de descanso poderá ser melhor aproveitado? Esses e muitos outros questionamentos relacionados ao futuro são essenciais para começarmos a repensar nossas ações agora.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos refletir sobre como o planejamento da aposentadoria é uma etapa fundamental para quem deseja chegar à terceira idade de forma tranquila. Confira!

Segundo o Informe da Previdência Social (2015), a população brasileira está em um constante processo de envelhecimento causado pelo aumento da expectativa de vida no país. Em 2020, por exemplo, é esperado que 11,1% da população masculina e 14% da feminina sejam compostas por pessoas com mais de 60 anos.

Quanto você precisará para se manter em um futuro no qual a população idosa aumenta a cada ano? Como terá liberdade financeira e preservará o seu nível de vida atual? A reforma da Previdência Social seria suficiente para sanar todos os problemas relacionados à crise de aposentadoria no Brasil?

Diante de um cenário que está em transição, abre-se uma porta para que o trabalhador não pense só no presente, mas também no futuro que deseja para si mesmo. Para quem quer viver uma velhice tranquila e sem depender apenas do retorno da contribuição, é preciso focar na organização financeira e no planejamento da aposentadoria.

Dessa forma, pode-se perceber que a aposentadoria não é uma decisão simples que tomamos de um dia para o outro. Trata-se de um processo que envolve muita preparação e, é claro, vontade de agir. Podemos perceber que o processo de planejamento da aposentadoria é muito mais complexo do que imaginamos e não um simples desejo de parar de trabalhar. “Como ficará a minha vida?” ou “Há como trabalhar essa situação?” são questionamentos comuns que surgem para quem deseja envelhecer de forma despreocupada e saudável.

Nesses casos, o Coaching de Career pode ajudar bastante a fazer um planejamento para os próximos 20, 30 ou 40 anos, mesmo que você ainda esteja apenas começando a buscar seu primeiro emprego. A questão fundamental dessa reflexão é criar o hábito de agir, focando nos vários objetivos que deseja atingir em sua vida e na estabilidade. Quando você começa a pensar a longo prazo, há a possibilidade de refletir sobre as consequências que as suas decisões podem gerar para o futuro.

Dessa forma, o planejamento da aposentadoria permite que você projete a sua carreira de modo a alcançar cada meta profissional e pessoal. Mais que isso, também faz com que você consiga se organizar financeiramente para garantir todo o conforto de uma aposentadoria saudável.

O processo, como foi mostrado aqui, não é fácil. Porém, as recompensas adquiridas por meio dele serão capazes de transformar a sua vida e garantir tranquilidade ao longo de muitos anos. Porém, é importante lembrar: o pensamento está voltado para o futuro, mas a ação precisa começar no presente.

 

 

Artigo por – Wilson de Menezes Cyrillo formado em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduado em Engenharia Econômica, Marketing, Recursos Humanos e Gestão Estratégica
de Serviços. Atualmente é Mastercoach pela Sociedade Brasileira de Coaching nas áreas de Gestão de Carreira, Psicologia Positiva, Executive Coach, Mentoring e MBA ONE DAY.

 

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.