Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), entre os dias 26 e 28 de março de 2025, foi realizada, em Belo Horizonte, a 7ª edição do Encontro de Gestores de Cultura e Turismo em Belo Horizonte, promovendo a integração entre gestores, municípios e o Estado de Minas Gerais. Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), em parceria com o Sebrae Minas Gerais, a Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais (FECITUR), a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e a Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento se configurou como uma oportunidade para fortalecer a colaboração e o desenvolvimento do setor no estado.
O evento contou com a presença de dois representantes da Secretaria de Turismo (Setur): o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, e a presidente da Instância de Governança Regional Caminho Novo/JF, Mayara Cristina de Souza Paiva, que também atua como gerente do Departamento de Promoção de Eventos, Regionalização e Programas Turísticos na Secretaria de Turismo de Juiz de Fora. Com a participação, a Setur cumpriu um dos requisitos estabelecidos pela Secult/MG para a habilitação de Juiz de Fora no ICMS Turismo 2025, dentro do Programa de Regionalização, além de estreitar laços com representantes das cadeias produtivas de cultura e turismo de todo o Estado.
A realização do encontro ressaltou a importância da articulação entre os diversos atores do setor cultural e turístico, criando um ambiente propício à inovação, ao intercâmbio de
experiências e à implementação de políticas públicas que atendam às demandas locais e regionais.