2019, o melhor ano da sua empresa! 4ª parte.

Olá empreendedores e empreendedoras! Começaremos o ano dando sequência à série de dicas e sugestões para abrir ou melhorar a sua empresa em 2019.

As linhas desta coluna são de uma metodologia já testada, com resultados excelentes. São frutos de estudo, experiência de mercado e conhecimento da matéria.

Hoje trataremos de um assunto comum, e que pode ser melhor aproveitado em benefício do seu negócio, o concorrente direto e o concorrente indireto.

Quem são seus concorrentes?

Tudo o que resolve a dor do meu cliente é meu concorrente, guarde essa frase.

Provavelmente você conhece os seus concorrentes diretos, que são aqueles que vendem produtos ou serviços similares ou substitutos aos que você vende ou oferece, tendo loja física ou apenas pela internet. Esses são fáceis de perceber, saber onde estão e como estão suas empresas. Quero que você preste atenção aos concorrentes indiretos, estes são os que querem o mesmo dinheiro do seu cliente, não tem nada a ver com o seu negócio e o afeta assim mesmo. Este concorrente nem sempre entra no seu radar, você muitas vezes nem sabe que ele existe, e este é o perigo. Saiba que todos querem o dinheiro do seu cliente e onde ele vai gastar? Porque gastar com você e não com o concorrente? O que você está oferecendo de melhor?

Conhecer profundamente o seu concorrente é primordial para o desenvolvimento e perpetuidade do seu negócio. Saiba o que fazem. Perceba as tendências dos maiores empreendedores e para onde o cliente está preferindo ir. Com informações relevantes você sai na frente no seu mercado. Use todos os canais disponíveis para isso, visitas em lojas físicas, feiras e eventos, contratar líderes que conhecem o mercado, internet e até mesmo reuniões nas associações comerciais de sua cidade. A isso chamamos benchmarking. Esteja à frente, inove sempre.

Estudar a concorrência pode lhe dar um parâmetro para seguir, para entender o número do seu negócio e como melhorar as vendas. É um excelente investimento!

Estamos em nossa quarta parte de sete partes, sugiro guardá-las pois serão um guia de como abrir e como gerir uma empresa rumo a melhores números!

Ao fazer isso por apenas uma hora por dia, todos os dias, certamente você estará melhor que seus concorrentes, pois estará mais preparado e muito mais entendido do mercado e suas tendências. Faça o teste. Garanto que sua gestão será muito mais efetiva.

 

 

 

Artigo por: Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e empresarial de Juiz de Fora.




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