Mais um temporal atingiu a cidade na tarde dessa segunda-feira, 24. Ás vésperas do Natal, diversos moradores ficaram assustados com a quantidade de água que deixou várias ruas alagadas, e diversos estragos.
Conforme os dados da medição da estação do Instituto Nacional de Meteorologia, cerca de 55,8 milímetros de chuva caíram em 1h. Na soma total do dia, a medição soma quase 70 milímetros.
A assessoria da Defesa Civil informou que até o momento foram registradas três ocorrências: duas relativas à queda de muro de divisa no Bairu e no Bom Jardim. Outra seria um deslizamento de talude no Santa Rita. As ocorrências continuam em atendimento. A orientação da pasta da PJF é acionar o setor em situações de risco através do 199, que funciona 24h.
O Corpo de Bombeiros está em intenso trabalho pelas ruas da cidade, tendo em vista que a região Leste até o momento é a mais atingida pelas chuvas.
A situação está bem crítica aos moradores dos bairros Três Moinhos, Linhares e adjacências. Várias pessoas já relataram à reportagem estarem desabrigadas, pois a enxurrada tomou conta de ruas inteiras, levando tudo de dentro das residências. O momento é de total atenção, pois a chuva segue intensa por toda a cidade.
Vídeo enviado pelo nosso leitor Pablo Bresan, com os danos do bairro Três Moinhos.
No bairro Vitorino Braga, diversos pontos da rua homônima ficaram totalmente alargadas. Nos registros é possível identificar que diversos carros foram levados pela enxurrada e ficaram totalmente submersos na água.
Uma árvore caiu próximo ao Museu Mariano Procópio. O trânsito na região também está complicado e com diversos pontos de alamento, como na própria rua rua Mariano Procópio, rua Senador Feliciano Pena, e diversos pontos da Avenida Rui Barbosa.
No bairro Santa Terezinha, mais estragos voltaram a acontecer nas proximidades do cruzamento com a rua Custódio Tristão.
Momento é de total atenção para os juiz-foranos. Até o momento a chuva segue e ventos podem registrar até 13km/h. A cidade está em Alerta Laranja – chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
AÇÕES RECOMENDADAS:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) ;
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);
Central unificada é montada para atender ocorrências das chuvas
A Defesa Civil de Juiz de Fora montou uma Central Unificada com o Corpo de Bombeiros e o Samu para atendimento das ocorrências por conta das fortes chuvas ocorridas na tarde deste dia 24 em Juiz de Fora. O prefeito Antônio Almas acompanhou os trabalhos no local, mobilizando todos os setores da PJF para as ocorrências.
O órgão recebeu 13 chamados, todos na região leste. A maioria foi relativo a queda de muro de divisa. Houve também deslizamento de barranco, no Santa Rita e no São Tarcisio. As famílias, por precaução, foram para a casa de parentes.
Além disso, a cidade registrou pontos de inundação no Mergulhão da Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Vitorino Braga e no Manoel Honório. Caminhões pipa farão a limpeza das vias.
O pluviômetro localizado na sede da Defesa Civil, na Rua Garibaldi Campinhos, registrou 95mm de chuva nas últimas 24 horas. A previsão é de que a chuva continue nesta terça, portanto, a Prefeitura reforça que, em caso de risco, a Defesa Civil seja acionada imediatamente através do 199.