PJF anuncia reforma no Restaurante Popular do Centro

Em comemoração ao Natal, nessa sexta-feira, 21, o cardápio servido nas duas unidades do Restaurante Popular foi especial. Quinze renomados chefs de cozinha da cidade prepararam as refeições da ação surpresa, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias de Comunicação Social (SCS), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e de Agropecuária e Abastecimento (SAA), além da Servir, empresa licitada que opera o restaurante, e do curso de gastronomia do Centro de Ensino Superior (CES). Lá, o prefeito Antônio Almas assinou autorização para o início do processo licitatório da reforma do restaurante do Centro.

O restaurante localizado na Rua Halfeld, através da SAA, receberá melhorias na pintura interior e exterior; manutenção do telhado, pisos e vidros, e troca de equipamentos. “No próximo ano realizaremos reforma no restaurante, que custará mais ou menos R$138 mil, através de pintura geral e alterando alguns equipamentos, para que o ambiente possa estar cada vez melhor”, destacou Antônio Almas.

O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Bebeto Faria, ressaltou que o local passa por constantes manutenções, mas essa será uma reforma maior, com “melhoria no aspecto geral do funcionamento do espaço e no ar-condicionado e flexibilização nas entradas, dando mais conforto para as pessoas que frequentam o Restaurante Popular”.

Almoço especial de Natal

No menu, arroz colorido (com cenoura, vagem e milho), arroz branco (opção), feijão vermelho, farofa de milho (com manteiga ou margarina, cebola, bacon e passas), pernil assado e salada de vinagre (com cebola, tomate e pimentão). De sobremesa, doce de banana, sendo servido também suco de uva.

O secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, lembrou que pelo segundo ano consecutivo o projeto “Bem Comum”, da SCS, se envolveu neste almoço especial, o que reflete o objetivo do projeto: “É aquela corrente do bem que buscamos em vários projetos e, graças a Deus, temos tido muita aceitação dos nossos parceiros. Ganha a população de Juiz de Fora, principalmente os frequentadores do restaurante; ganham os parceiros, que têm oportunidade de compartilhar o que sabem; ganham os cursos envolvidos, podendo os alunos exercerem na prática o que aprendem em sala de aula.”

O vendedor Júlio Aparecido, 22 anos, trabalha no Centro e tem o Restaurante Popular como opção de local de almoço, principalmente quando falta tempo para preparar a refeição em casa. Ele ressaltou que os alimentos servidos no local são de qualidade, e aprovou o cardápio especial: “Sempre quando não faço almoço em casa, venho aqui. E e esse especial de Natal é uma iniciativa muito bacana”.

A dona de casa Denise Rezende também fez questão de elogiar: “O almoço está muito bom, uma delícia; estão de parabéns. Gosto muito de almoçar aqui”.

Restaurante Popular

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) oferece aproximadamente três mil refeições/dia no Restaurante Universitário, de segunda a sexta-feira, em espaço humanizado e adaptado para pessoas com deficiência. São duas unidades: a do Centro, denominada “Yedda Duarte Gomes”, na Rua Halfeld, 305, funcionando entre 10 e 14 horas, e o da zona norte, no Bairro Benfica, na Rua Diogo Álvares, 664, entre 10h30 e 14 horas. Nos dois restaurantes, o valor de cada refeição é de R$ 3,50. Em ambas as unidades, o cardápio é elaborado e balanceado por nutricionista, e pode ser consultado no pjf.mg.gov.br/saa.

Conheça os 15 chefs que atuaram neste “almoço especial” do Restaurante Popular:

Augusto de Santo
Graduado em Gastronomia pela Escola de Hotelaria e Gastronomia de Lausanne, na Suíça; consultor-técnico com passagem em estabelecimentos como Cervejaria Barbante, Restaurant L´es Aberiaux-Prangins-Suisse, Sabatash Dining Club, no Distrito Federal (DF), Café Cancun-DF e Hotel Restaurant Beau Rivage Suisse. Foi, também, idealizador do evento “Cruzada Gastronômica” e presta consultoria para a empresa Cencosud.

Cainã Monteiro Rezende
Formado em Gastronomia pelo CES/JF e Cozinheiro Profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Juiz de Fora (Senac/JF), onde foi, também, orientador de Gastronomia e Hotelaria, jurado do “Comida de Buteco” e do “JF Sabor” e medalha de bronze em Gastronomia na “Olimpíada do Conhecimento 2012”.

Caio Alexandre Santo
Graduado em Gestão Ambiental, apreciador da gastronomia autoral. É formado em Fotografia Gastronômica pela Techimage (São Paulo).

Débora Bellotti
Graduada em Gastronomia.

Gabriel Gomes Bastos
Professor de graduação e pós-graduação em Gastronomia no CES/JF, pesquisador de Ciência da Carne e Cozinha Mineira, chef e proprietário do Bistrô Savoir-Faire.

Heloiza Cordeiro
Chef e proprietária do Bar “Clube da Esquina”, é graduada em Gastronomia e aluna da pós-graduação em Gastronomia das Américas no CES/JF.

João Simoncini
Professor de graduação e pós-graduação em Gastronomia no CES/JF, pesquisador de cozinhas Mineira e Regional Brasileira.

Marco Antônio Pereira Araújo
Professor-doutor da graduação em Sistemas de Informação no CES/JF e coordenador de pesquisa e extensão da instituição. Aluno do curso de Gastronomia.

Marianna de Alencar e Souza
Graduada em Turismo e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é professora de graduação e pós-graduação em Gastronomia das Américas no CES/JF.

Martha Eunice de Bessa
Graduada em Farmácia e Bioquímica e mestre em Ciência e Tecnologia do Leite, é doutoranda em Genética e Biotecnologia e professora da graduação e pós em Gastronomia das Américas no CES/JF.

Nice Menezes
Formada em Gastronomia pelo Senac/Cataguases. Trabalhou como cozinheira-chefe no Carrefour e atualmente presta serviço para a multinacional Cencosud.

Ricardo Arcenio
Graduado em Patisserie e Rotisserie pelo Senac-Grogotó. Atualmente presta serviço para a empresa multinacional Cencosud.

Yury Feliciano
Professor de Gastronomia e membro do Núcleo de Coordenação da Pós-graduação em Gastronomia das Américas do CES/JF, é pesquisador de cozinha mineira e ciência da carne. Proprietário e chef de cozinha do Archote Steak Mineiro, restaurante em Tiradentes-MG.

Weruska Fonseca
Chef e proprietária do Raízes Gastronomia Artesanal, cozinha industrial de massas e molhos, e do Raízes Bistrô & Massas, localizado no sítio gastronômico da Cervejaria Barbante.

Wesley Reis
Graduado em Gastronomia.

Participaram também 15 alunos da graduação e da pós do CES/JF e os cozinheiros responsáveis pela cozinha do Restaurante Popular, Lúcio Mauro Loures, há mais de oito anos na Servir, Fernando César dos Reis, há mais de um ano na cozinha do restaurante, e Juslene Arruda, há seis anos trabalhando na empresa licitada.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.