Ônibus vão ser fiscalizados na tentativa de manter qualidade do serviço prestado

A Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, a Settra, segue com as ações de fiscalização dos ônibus que circulam pela cidade. O objetivo é garantirá população um transporte público com mais qualidade e exigir que as empresas responsáveis pela frota mantenham nas ruas carros em bom estado de conservação.

Cledson Nogueira, supervisor de Vistoria e Fiscalização de Transporte da Settra, explica que essas são fiscalizações de rotina. “Nessa fiscalização a gente observa a segurança, os equipamentos obrigatórios, o conforto e a higiene”, explica. Os fiscais avaliam diversos itens, como o dispositivo de porta, espaço destinado ao cadeirante, elevador, parte externa e interna da carroceria, lacre da roleta, cinto de segurança, interruptor de sinalização de desembarque, bancos, entre outros. “Essas são fiscalizações de rotina que podem ser feitas na garagem ou mesmo em campo”, disse.

O monitoramento, explica o supervisor, é feito em pontos aleatórios de bairros da cidade e também na região central.As irregularidades registradas nos veículos são encaminhadas para a empresa responsável para que estas solucionem os problemas. “A cada irregularidade verificada no veículo é gerada uma multa que é destinada ao consórcio, que posteriormente encaminha para a empresa responsável por cometer determinada infração”, explica. Quando é feito um registro referente a falta de identificação de algum motorista, a irregularidade é registrada e o mesmo é responsável pela infração.

 

Foto: Rafaela Frutuoso

De acordo com Nogueira, toda a frota, que conta com mais de 600 veículos, já foi vistoriada. Em geral, entre as irregularidades mais registradas estão problemas com o elevador, dispositivo de porta e parte externa da carroceria. “Quando é algum tipo de infração que gera perigo para a população, impossibilita os usuários de alguma forma, como por exemplo, o elevador, quando é algo que esteja relacionada a segurança, mandamos recolher o ônibus e substituir por outro”, disse.

No último fim de semana, 13 ônibus foram autuados pela Settra por diferentes irregularidades. Segundo informações da Settra, no total foram 41 veículos fiscalizados, 20 deles na garagem e os outros 21 nas avenidas Rio Branco, Presidente Itamar Franco e Getúlio Vargas. As infrações cometidas foram três de motorista sem plaqueta de identificação, um registro por falta de identificação visual da linha, dois veículos com pneus em mau estado de conservação, quatro registros de farol com defeito. Além disso, três veículos foram autuados por elevadores inoperantes, sendo estes recolhidos para a garagem e encaminhados para a manutenção, para que voltem a circular posteriormente.

Conforme explica o supervisor, os usuários do transporte público que tiverem alguma reclamação sobre a má conservação dos ônibus ou outra irregularidade, podem entrar em contato através do telefone 3690-8218 para registrar sua reclamação. “Os usuários também podem usar esse telefone caso queiram fazer alguma sugestão”, conclui.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.