Cresce o número de transações bancárias por meio de aplicativos e internet banking

As transações bancárias são cada vez mais realizadas sem que seja preciso ir até uma agência física. Duas em cada três operações bancárias no Brasil são feitas, atualmente, por meio de aplicativos de celular, internet banking ou call centers. Segundo um estudo divulgado esse mês pelo Banco Central, só entre 2016 e 2017, essas operações remotas cresceram em 21%.

O celular é o meio mais utilizado. Com quase 25 bilhões de transações registradas em 2017, as operações por meio de telefones móveis representam 35% do total. Em segundo lugar, aparece o internet banking, quando a operação ocorre pelo site da instituição bancária.

Os números desse novo modelo de agência surgindo sugerem uma tentativa de atrair os 60% dos adultos não bancarizados, mas que têm acesso a celulares e internet, já que as tarifas nesses meios tendem a ser mais baixas.

A migração do ambiente físico para o digital é, principalmente, uma adaptação à demanda de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Ogerente geral da Agência Digital da Caixa Econômica Federal, Fernando César Fernandes,esclarece que o universo digital proporciona uma comodidade que o torna muito mais atrativo que a rede física. “Na agência física há a questão de filas, algumas vezes o atendimento não é conclusivo e o cliente precisa retornar, e nos grandes centros o cliente tem o custo para estacionar”, complementa.

Para o estudante de psicologia Gabriel Martins, 21 anos, tudo que puder ser resolvido pelo celularé melhor. Ele acredita ser mais cômodo e seguro. “Não preciso ficar enfrentando fila em agências, economizando assim uma boa parte do meu tempo. E também, através do uso do aplicativo, não tenho necessidade de andar com dinheiro físico na rua”, afirma.

Segundo um estudo divulgado esse mês pelo Banco Central, só entre 2016 e 2017, essas operações remotas cresceram em 21%. Foto: Rafaela Frutuoso

Não são todos que preferem essa nova forma de realizar operações bancárias. A mãe de Gabriel, por exemplo, ainda prefere ir até uma agência, pois tem dificuldade em mexer nos aplicativos para celular. Mas, o gerente da Caixa explica que os clientes da Agência Digital que será inaugurada em breve são heterogêneos, não há um perfil de idade, pois mesmo os mais velhos percebem que os aplicativos e sites são fáceis e intuitivos, e aderem à comodidade.

A tendência do mercado financeiro, segundo Fernandes, é que haja uma otimização de custo, ou seja, que os bancos invistam onde há um maior retorno, por isso o investimento em agências digitais vem crescendo rapidamente. A Caixa Econômica Federal já inaugurou 54 agências digitais e a expectativa é chegar à centésima até o final do ano.

 




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