NOVEMBRO AZUL: mês é dedicado à prevenção do câncer de próstata

O Novembro Azul tem como foco principal a conscientização dos homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A doença é considerada o segundo tipo de câncer mais prevalente entre os brasileiros. A estimativa do INCA, Instituto Nacional do Câncer, aponta mais de 68 mil novos casos da doença neste ano.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Ainda segundo dados apresentados pelo INCA, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil. Conversamos com o urologista Tomaz Jacinto de Fraga Filho para alertar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Para entender o que é o câncer de próstata, o urologista afirma que é preciso saber o que é próstata. Ele explica que é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, responsável pela fabricação da secreção prostática.O especialista ainda comenta que o câncer de próstata não apresenta sintomas no início.

“A pessoa não sente nada e não percebe alterações. Por isso é importante fazer o exame de ‘PSA’, que é um exame de sangue importante para o diagnóstico desse tipo de câncer, e o toque retal para avaliar o tamanho da próstata para detectar alguma alteração”. Fraga Filho ainda comenta que os exames ‘PSA’ e ‘toque retal’ não detectam o câncer. “Se o médico urologista constatar alguma alteração será indicado exames complementares para diagnosticar o câncer de próstata”, disse. Quanto ao toque retal, o urologista explica que é um procedimento rápido e simples.

O médico urologista, Tomaz Jacinto de Fraga Filho, indica que os homens devem ficar atentos para a realização dos exames a partir dos 40 a 45 anos. A prevenção do câncer de próstata deve começar com uma mudança de hábitos. “Pessoas que fumam, consomem muita carne e derivados lácteos têm propensão ao câncer. Além disso, tem alguns produtos químicos que tornam as pessoas mais propensas”, explica. Ele ainda comenta que é importantíssimo ficar atento a ‘herança familiar’. “Pessoas que têm câncer na família, como avô, pai, tio ou irmão, tem mais chances de ter a doença”. Fraga Filho ressalta que é importante levar uma vida saudável, acompanhada de exercícios e boa alimentação.“O aconselhamento é sempre fazer uma consulta com um especialista porque quanto mais cedo você consegue diagnosticar um câncer é mais fácil a cura, quando você encontra uma situação mais avançada o tratamento precisa ser mais radical, como cirurgia”, finaliza.

ASCOMCER divulga ações em homenagem ao movimento da luta contra o câncer de próstata

A ASCOMCER está realizando ações em homenagem ao Novembro Azul estimulando a participação das empresas, entidades e população através de ações direcionadas à conscientização de prevenção pelo diagnóstico precoce desta doença que é o segundo tumor que mais atinge os homens.

A programação que já incluiu desde cortes de cabelo para pacientes e acompanhantes até apresentação de coral, conta com diversas palestras, distribuição de materiais informativos e ações solidárias de empresas da cidade, que estão sendo realizadas no auditório do Hospital para beneficiar pacientes e familiares ao longo do mês.

 

Confira a programação para a cidade:

 

14/11 (quarta-feira)

  • 08h às 12h (Parque Halfeld) – O microônibusAscomóvel estará disponível em frente à Câmara Municipal para orientações e agendamento para realização de exames de toque na ASCOMCER (para homens com mais de 50 anos)

 

17/11 (sábado)

  • A partir de 7h – Realização dos exames agendados pela Campanha Novembro Azul

 

22/11 (quinta-feira)

  • A partir de 7h – Realização dos exames agendados pela Campanha Novembro Azul

A importância da Campanha Novembro Azul é ressaltada pela assessora de comunicação da ASCOMCER, Sara Tellado, que explica que ela serve para conscientizar a população de que é preciso se prevenir da doença e realizar os exames, já que quanto mais cedo detectá-la, maiores são as chances de cura. “Muitos homens têm certo preconceito, acabam não fazendo o exame e consequentemente não descobrem que têm a doença, não se tratando. Por isso é tão importante focar nesse assunto, falar do câncer de próstata”, complementa.

A programação especial inclui exames gratuitos pelo SUS apenas no mês de novembro, mas, segundo Sara, a partir de dezembro a instituição irá disponibilizar consultas de Urologia para convênios e particulares também ao longo do próximo ano.

Apesar de a visibilidade da importância do exame de próstata ser maior durante o mês de novembro por causa da campanha, a ASCOMCER está à disposição durante o ano inteiro com ações, distribuições de materiais informativos e um profissional para ministrar palestras sobre o tema para que as pessoas não deixem de se informar e se cuidar.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.