Olá empreendedores e empreendedoras! Já estamos em novembro e começaremos uma série de colunas sobre como ter um 2019 com mais dinheiro em caixa, estrutura de custos mais efetiva, processos bem formatados e vendas melhores.
Ao fazer o planejamento para a sua empresa, as chances de sobreviver e gerar lucro são muito maiores. As dicas a seguir auxiliam muito e podem existir outras. Faça do seu jeito, com calma, com tempo e focado e o resultado será ainda melhor.
Faça um diagnóstico da sua empresa
Como está hoje e onde quer chegar? Qual o objetivo final da estratégia? O que você quer alcançar para a sua empresa? Que processo pode ser modificado para se tornar melhor? Quais os desafios enfrentados e como eles ajudam no objetivo final? Deixe clara a proposta de valor, faça isso com um quadro de visão, missão e valores.
Defina o organograma e as atividades de cada um e também o fluxograma de processos. Use uma planilha SWOT ou FOFA – Força / Oportunidade / Fraqueza / Ameaça.
Plano de ação
Use o PDCA. Descubra o problema e planeje as melhorias. Engaje seu pessoal e execute o plano. Verifique os resultados. Aja! Deu certo? Ótimo! Precisa melhorar? Reinicie esse ciclo.
Defina seu público-alvo
Nenhuma empresa vende tudo pra todo mundo. Defina seu cliente, pergunte-se: qual o problema que eu resolvo? E para quem eu resolvo? Isso fará você se comunicar de forma mais efetiva com seu cliente, assim como treinar seus colabores para o seu público.
Estabeleça metas
Metas devem ser atingíveis. Pode-se basear nas vendas do ano passado e querer 15%, 20% a mais. Metas baixas desmotivam, muito altas também, seja justo e envolva toda a empresa para que a meta seja alcançada, e até superada!
Ofereço o ACERTEI, acróstico criado pelo Dr. Carlos Lima, onde: A – Afirmativo (Pense no que quer que aconteça) / C – Centrado na empresa (Só pode depender da empresa) / E – Específica (Valor, quantidade) / R – Recursos (Que recursos serão necessários) / T – Temporizável (Quando vai acontecer) / E – Ecológico (ecologia interna, de acordo com a cultura da empresa) / I – Imaginável (como será quando for alcançada?)
Sugiro que guarde esta e as próximas colunas desta série para que você tenha uma direção a seguir. Uso isso em vários clientes que estão obtendo resultados fantásticos. Desejo prosperidade e até breve.