2019, o melhor ano da sua empresa! 1ª parte

Olá empreendedores e empreendedoras! Já estamos em novembro e começaremos uma série de colunas sobre como ter um 2019 com mais dinheiro em caixa, estrutura de custos mais efetiva, processos bem formatados e vendas melhores.

Ao fazer o planejamento para a sua empresa, as chances de sobreviver e gerar lucro são muito maiores. As dicas a seguir auxiliam muito e podem existir outras. Faça do seu jeito, com calma, com tempo e focado e o resultado será ainda melhor.

 

Faça um diagnóstico da sua empresa

Como está hoje e onde quer chegar? Qual o objetivo final da estratégia? O que você quer alcançar para a sua empresa? Que processo pode ser modificado para se tornar melhor? Quais os desafios enfrentados e como eles ajudam no objetivo final? Deixe clara a proposta de valor, faça isso com um quadro de visão, missão e valores.

Defina o organograma e as atividades de cada um e também o fluxograma de processos. Use uma planilha SWOT ou FOFA – Força / Oportunidade / Fraqueza / Ameaça.

 

Plano de ação

Use o PDCA. Descubra o problema e planeje as melhorias. Engaje seu pessoal e execute o plano. Verifique os resultados. Aja! Deu certo? Ótimo! Precisa melhorar? Reinicie esse ciclo.

 

Defina seu público-alvo

Nenhuma empresa vende tudo pra todo mundo. Defina seu cliente, pergunte-se: qual o problema que eu resolvo? E para quem eu resolvo? Isso fará você se comunicar de forma mais efetiva com seu cliente, assim como treinar seus colabores para o seu público.

 

Estabeleça metas

Metas devem ser atingíveis. Pode-se basear nas vendas do ano passado e querer 15%, 20% a mais. Metas baixas desmotivam, muito altas também, seja justo e envolva toda a empresa para que a meta seja alcançada, e até superada!

Ofereço o ACERTEI, acróstico criado pelo Dr. Carlos Lima, onde: A – Afirmativo (Pense no que quer que aconteça) / C – Centrado na empresa (Só pode depender da empresa) / E – Específica (Valor, quantidade) / R – Recursos (Que recursos serão necessários) / T – Temporizável (Quando vai acontecer) / E – Ecológico (ecologia interna, de acordo com a cultura da empresa) / I – Imaginável (como será quando for alcançada?)

Sugiro que guarde esta e as próximas colunas desta série para que você tenha uma direção a seguir. Uso isso em vários clientes que estão obtendo resultados fantásticos. Desejo prosperidade e até breve.

 

Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e empresarial de Juiz de Fora.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.