Conheça todos os atrativos na Rota Caminhos do Imigrante no Espírito Santo

Já que ainda temos um feriadão pela frente, essa semana a sugestão é para mais perto de nossa cidade. A Rota Caminhos do Imigrante no Espírito Santo.

Um caminho onde a tradição e a beleza dos municípios se encontram. Um caminho que tem muita história para contar, seja pelos seus imigrantes ou seus visitantes. A Rota Caminhos do Imigrante proporciona diversão e uma aula de cultura para quem procura conhecer um pouco de suas raízes ou, até mesmo, para aprender mais sobre o Espírito Santo.

Partindo de Cariacica, chegando até Praia Grande, em Fundão, A Rota Caminhos do Imigrante é um roteiro inesquecível em torno de 8 municípios do Espírito Santo, cheio de surpresas, com um clima superagradável e um povo bastante acolhedor.

Venha e descubra cachoeiras maravilhosas, paisagens indescritíveis, lugares históricos e muita diversão. Não perca esse caminho.

CARIACICA – natureza, cultura e história num só lugar. Quem visita o município se depara com muitas surpresas: belezas naturais como a Reserva Biológica de Duas Bocas, o Monte Mochuara e uma ampla área de manguezal preservada.

A área rural compreende 50% do território do município, que é palco de tradições, história e cultura. A prática de esportes de aventura é uma tendência natural do município, como o voo livre. É um cenário ideal para caminhadas ecológicas, cavalgadas e passeios diversos. Algumas propriedades oferecem atividades de lazer, com diversidade e ótima qualidade de atendimento. A produção artesanal é rica e inédita, como peças de alumínio reciclado e os trabalhos de fibra de bananeira.

SANTA LEOPOLDINA – berço europeu em terra capixaba. Desde o século XIX, a cidade é parada obrigatória para quem passa por lá. Seja com a chegada dos primeiros imigrantes: suíços, alemães, italianos, dentre outros ou pela visita de D. Pedro II, o imperador do Brasil.

Santa Leopoldina é uma das seis cidades que fazem parte desta região e é bastante propícia para a prática de esportes em meio às montanhas e para contemplar a natureza – Foto: Divulgação

Santa Leopoldina é um município que conserva seu ambiente tipicamente colonial. Possui um dos maiores acervos arquitetônicos construídos no final do século XIX e início do século XX. Conhecida como “Cidade das águas”, Santa Leopoldina é um verdadeiro paraíso ecológico com exuberância de cachoeiras, fauna e flora e diversidade étnica, que conferem à região a grande potencialidade de turismo, cultura, lazer e prática de esportes radicais. Conheça as belezas naturais, culturais, folclóricas e arquitetônicas, numa terra onde se fala o “pomerano, alemão e português”.

Santa Leopoldina tem estrutura completa para ofe¬recer diversas atividades de esportes e aventura como trekking, montanhismo, cicloturismo, quadriciclo, caminhada e voo livre – Foto: Divulgação

SANTA MARIA DE JETIBÁ – O MUNICÍPIO MAIS POMERANO DO Brasil. Grande parte da população da cidade é descendente de imigrantes pomeranos, oriundo de uma região da Europa denominada Pomerânia. Em 1859, Santa Maria de Jetibá recebe os primeiros imigrantes, o que é considerado um marco da cultura pomerana no Brasil. A preservação dos costumes e da identidade do povo pomerano está intimamente ligada à conservação da língua pomerana a gerações futuras, motivando um imenso movimento por parte dos grupos no sentido de evidenciarem a cultura de seus antepassados, através da dança, da música, das manifestações populares e da gastronomia.

O município é um caldeirão de cultura, expressa nos costumes, nas tradições, na música, na dança, no folclore, nos acontecimentos programados, na gastronomia e na arquitetura. Além da cultura forte, o município apresenta uma diversidade de recursos naturais e uma economia consolidada na agricultura, que proporciona diversas práticas do turismo: cultural, de aventura, ecológico, de agroturismo, turismo rural, de eventos, entre outras. Visitar Santa Maria de Jetibá é entrar num espaço geográfico com um dos melhores climas do mundo, que aliado às belezas naturais e arquitetura, proporciona ao visitante a sensação de estar numa cidade europeia.

SÃO ROQUE DO CANAÃ – belezas em forma de cachoeiras e tradição em alambiques. Localizada a 120 km da capital Vitória, São Roque do Canaã apresenta um clima muito agradável, devido a variação de sua altitude. Seu relevo também proporciona um ambiente embelezado por montanhas e vales, onde se destacam inúmeras pedreiras ladeadas pela Mata Atlântica. O município é cortado pelos Rios Santa Maria do Rio Doce, Rio Santa Júlia, Mutum e seus afluentes. Esses rios, sendo de montanhas, contribuem na formação de exuberantes cachoeiras.

São Roque do Canaã tem uma população muito acolhedora. Possui hotéis, restaurantes, lanchonetes e diversas lojas.

SANTA TERESA – o beija-flor do Espírito Santo. A Rota Caminhos do Imigrante passa agora pela primeira cidade brasileira fundada por imigrantes italianos. Santa Teresa possui belezas indescritíveis como seus vales, cachoeiras, rochedos, orquídeas raras e colibris. Imagine passear por lugares que inspiram romances e por uma região onde se encontra um dos maiores índices de biodiversidade do mundo. Assim é Santa Teresa, com suas trilhas que levam a paisagens deslumbrantes, cachoeiras e suas três reservas naturais: Reserva Biológica Augusto Ruschi, Reserva Florestal Santa Lúcia e a Reserva Municipal de São Lourenço. Não deixe de conhecer o Vale do Canaã, o Vale Caravaggio e o Vale das Tabocas.

Pelo roteiro é possível conhecer Santa Teresa, uma cidade que possui belezas indescritíveis como seus vales, cachoeiras, rochedos, orquídeas raras e colibris – Foto: Divulgação

Vale a pena visitar o Museu de Biologia professor Mello Leitão e seu fascinante acervo científico de plantas e animais, com pesquisas desenvolvidas pelo cientista Augusto Ruschi. Berço de pesquisas com colibris, esse museu reforça a marca do beija-flor como símbolo do município. Uma região cheia de tradições, resultado da mistura das culturas de imigrantes italianos, alemães, suíços e poloneses. Visite as propriedades do agroturismo ou passe na Galeria do Artesanato e leve um pouco de Santa Teresa para casa.

FUNDÃO – belezas e aventuras da montanha ao mar. A Rota Caminhos do Imigrante chega até Fundão. Um paraíso a ser descoberto e que possui o que o Espírito Santo tem de melhor. O município é a definição perfeita de uma das maiores características do Estado: a proximidade do mar com as montanhas. Fundão é o único município do estado que oferece praia e montanha dentro de seu próprio território, contando ainda com a natureza exuberante, além do rico passado cultural deixado por seus antepassados, sejam estes europeus, africanos ou índios.

Mesmo sendo interiorana, a cidade não deixa de oferecer toda uma rede de serviços necessários ao desenvolvimento turístico do município. Desse modo, Fundão se apresenta como um município com vocação turística, agregando valores fundamentais ao turismo histórico-cultural, sol e praia, agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura e também turismo social e de lazer. Alguns pontos se destacam, como: Praia Grande, Praia do Rio Preto, Enseada das Garças, o Parque Municipal do Goiapaba.

A Rota Caminhos do imigrante é formada por todas essas cidades citadas. São vários quilômetros de belezas naturais. Aqui o visitante vai encontrar um cenário perfeito com praias, montanhas, bares, restaurantes. Uma ótima estrutura hoteleira para visitantes de todo Brasil e do mundo.

Conheça esse roteiro de rara beleza e uma cultura marcante.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.