A Fundação Museu “Mariano Procópio” funcionará no próximo feriado, 2 de novembro, Dia de Finados. A iniciativa em abrir em datas especiais atende à demanda de visitantes que não conseguem visitar a instituição nos durante a semana. Na galeria “Maria Amália”, estão em exibição estátuas, bustos, mobiliário e também a nova exposição “A Arte do tempo”, além da mostra de um dos quadros da pintora Maria Pardos.
O Dia de Finados primeiro foi chamado de Dia dos Fiéis Defuntos, que remete às tradições do início do cristianismo, sendo encontrados registros a partir do século 2, quando em antigas tumbas e lápides podiam se encontrar grafismos com orações para aqueles que estavam enterrados. No século 5 foi separado um dia para orar pelos mortos que não eram mais lembrados e pelos quais ninguém mais rezava. Mas foi no Século 11, durante o pontificado do Papa Leão IX, que foi criado um dia onde todos os fiéis deveriam orar aos finados.
Uma das curiosidades que despertam o interesse dos visitantes do Museu é que o monumento que fica em frente ao prédio “Mariano Procópio” é, na verdade, o mausoléu da família Ferreira Lage, com os restos mortais de Mariano, sua esposa e seus filhos. Também podem ser vistas, em exposição, máscaras mortuárias de Mariano Procópio e a réplica feita a partir da original de Napoleão Bonaparte. Essas peças eram criadas para que fosse guardada a lembrança da pessoa ou souvenir do falecido, sendo usada posteriormente para a criação de retratos, pinturas e esculturas.
Opção de lazer
Aqueles que quiserem aproveitar o feriado no Museu terão opção de lazer em um ambiente cultural e de paisagismo histórico, com possibilidade de praticar atividades físicas em espaço aberto e cercado de natureza. Outras opções são os parquinhos infantis, as áreas para piqueniques e a cantina.
Os interessados em realizar ensaios fotográficos podem solicitar permissão de uso do espaço na portaria. É possível fazer fotos nas áreas do parque e no entorno dos prédios históricos, e a atividade é gratuita. O parque estará aberto todos os dias, a partir das 8 horas, para o público em geral, e às 6 horas para os portadores de carteirinha do “Clube da Caminhada”, com funcionamento até as 18 horas. A Galeria “Maria Amália”, das 10 às 17 horas. E o acesso pela Rua Dom Pedro II ficará aberto a partir das 8 horas, com o fechamento do portão às 17 horas.
Fonte: Assessoria/ PJF