Viabilizar o amplo acesso à informação dos atos administrativos ao cidadão é uma das prioridades da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Como prova disto, a PJF recebeu nota 100 na Auditoria de Conformidade do Portal da Transparência (AIC) realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).
Durante um mês, os servidores dos departamentos de Controle de Gestão Operacional (DCGO) e de Auditoria Interna (DAI) da Subsecretaria de Controle Interno (SSCI), da Secretaria da Fazenda (SF) da PJF, participaram do curso online realizado pelo TCEMG, que abrangeu questionamentos relacionados à publicidade dada aos cidadãos no Portal da Transparência.
De acordo com a gerente do DCGO, Denise Perisse, “a auditoria feita pelo TCEMG solicitava o envio de links e prints de telas de publicações relacionadas às receitas, despesas, relatórios referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal (LAI), dentre outros”. Ela destacou que todas as informações solicitadas já estavam publicadas no site da PJF e, além disso, foi possível fornecer outros dados que não haviam sido questionados, demonstrando a eficiência na prestação do serviço”.
Para o secretário de Comunicação Social da PJF, Michael Guedes, “o fato do município alcançar pontuação máxima no estudo realizado pelo TCE reforça o compromisso que o município tem de garantir ao cidadão o direito de obter informações atualizadas referentes aos trabalhos realizados pelo Executivo”.
O supervisor da SCS responsável pelas publicações feitas no portal da PJF, Diego Pessoa, relembrou que “em 2016, Juiz de Fora foi eleita a primeira cidade do Brasil no Ranking da Transparência”. Na ocasião, 5.567 portais foram avaliados pelo Ministério Público Federal nos 26 estados do país e no Distrito Federal.
A subsecretária de Controle Interno, Marlene Bassoli, ressaltou que “a SSCI trabalha ativamente em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SCS), acompanhando e avaliando o fornecimento atualizado das informações, visando garantir o acesso do cidadão e cumprindo as exigências da legislação”.
Fonte: Assessoria/ PJF