A realização pessoal é um dos principais pontos apontados quando o assunto são metas e objetivos para a vida. A definição, apesar de variar de pessoa para pessoa, está relacionada a conquistas pessoais e o alcance dos sonhos.
O processo de realização muitas vezes exige uma mudança de atitude e/ou comportamento e por isso, o autoconhecimento é fundamental para a sua conquista.
Desenvolver o conhecimento pessoal nem sempre é uma tarefa fácil, mas existem alguns métodos que ajudam. Uma delas é o processo de coaching.
A técnica contribui para conquistar um maior equilíbrio nas relações pessoais e profissionais. Para tanto, trabalha com mecanismos que promovem uma profunda mudança de percepções e pensamentos, tornando possível, inclusive, um entendimento mais amplo com relação à mente humana.
O coachee (cliente) percebe, ao passar pelo processo de coaching, que é capaz de explorar suas potencialidades e, com isso, alcançar seus objetivos tanto na vida pessoal quanto profissional. Neste post você vai conhecer a relação entre o autoconhecimento e a realização pessoal. Acompanhe.
Por que o autoconhecimento é importante para a realização pessoal?
Passar pelo processo de autoconhecimento é empregar esforços para conhecer a si mesmo e a suas emoções. Isso implica em desvendar capacidades, qualidades, bem como questões que devem ser melhoradas. Portanto, o autoconhecimento requer saber gerenciar emoções e encontrar as oportunidades para se autodesenvolver.
Nesse contexto, somente quando o indivíduo adquirir a noção de suas potencialidades e fraquezas, é que terá condições para trabalhar as questões que o levarão ao equilíbrio emocional, tornando mais saudável sua relação com as pessoas que convive, e com isso favorecer sua realização pessoal.
Para chegar à realização pessoal, o coaching trabalha com aspectos fundamentais.
Os principais são:
Quem sou eu?
Para se autoconhecer, o coachee precisa aumentar a consciência dos seus atos e reconhecer os pontos que necessitam de melhoria. Dessa forma, é possível desenvolver seus pontos fortes, o que o ajudará a superar desafios.
Onde estou?
Nessa etapa, o objetivo é entender o momento atual de vida do coachee. Aqui o coach propõe uma avaliação profunda de como o indivíduo se coloca no mundo – ao se deparar com os próprios desafios. Além disso, segue-se uma análise geral sobre a vida, observando o seu nível de satisfação no momento (estado atual).
Para onde vou?
Ao reconhecer quem é e onde está, chega o momento do coachee traçar uma nova rota e, assim, iniciar uma trajetória diferente para a vida. Começa a fase de alinhamento de estratégias para chegar ao Estado Desejado (ED).
Com a ferramenta de autoconhecimento utilizada pelo coaching, a pessoa estará mais preparada e estruturada, com condições de redirecionar o próprio caminho, com mais clareza sobre seus objetivos.
Esse processo revela o poder pessoal do coachee, sua história, seu desejo e suas expectativas. A utilização desse processo é uma maneira de promover a conexão do que há de melhor na pessoa que passa pelo processo de coaching.
Como o coaching auxilia no autoconhecimento?
Utilizando várias técnicas de autoconhecimento com conceitos psicológicos e filosóficos, o coachee aprende que pode melhorar seu comportamento de acordo com os objetivos traçados. Dessa forma, é possível desenhar metas claras e ultrapassar barreiras pessoais e profissionais com muito mais facilidade e eficiência.
Portanto, o autoconhecimento é uma poderosa ferramenta trabalhada pelo coaching para o desenvolvimento em várias áreas da vida, que se bem direcionada, pode levar à realização pessoal.
Fonte: Brands e Blogs