Corrida Solidária da Ascomcer reuniu cerca de 1500 participantes

Pelo sexta edição consecutiva, a Corrida Solidária da Ascomcer coloriu o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, chamando atenção para a campanha mundial Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama. Realizada neste domingo, 21, o evento reuniu cerca de 1.500 participantes no trajeto de 5,8km, válido como penúltima etapa do 32º Ranking de Corridas da cidade. Dessa vez, foram os juiz-foranos Jocemar Corrêa (Visão de Águia/Pé de Vento/Caixa) e Aline Barbosa (Fac. Granbery/Ed. Física/Mais Bella) que levaram a melhor na disputa.

 

Robison Gomes Júnior (Imperadores/CRIA UFJF), Matheus Batista (Imperadores/CRIA UFJF), Neemias Alves (Fac. Granbery/Ed. Física) e Adan Arroio de Matos (Imperadores/CRIA UFJF), respectivamente, completaram a premiação masculina. Entre as mulheres, mas mesmas posições foram ocupadas por Noemi Alves (Imperadores/CRIA UFJF), Claudete Nunes (ProFit Running), Talita Antunes (VidAtiva) e Andrileia do Carmo (Gemacom Tech/Tate Lyle).

Por equipes, as três primeiras colocadas masculinas foram Imperadores/CRIA UFJF (382 pontos), RB Team/Vem Correr (288) e Super Amigos (245), enquanto as femininas foram garantidas por Nativos (327), Gemacom Tech/Tate Lyle (326) e ProFit Running (285). Entre os grupos PCD (Pessoas com Deficiência), o título ficou com JF Paralímpico nos masculinos e femininos.

O percurso para os corredores foi de 5,8 km, e passou por algumas faculdades, como Odontologia e Educação Física. A caminhada foi de 2,3 km, no anel viário do campus. Ao chegarem, os participantes aproveitaram a praça cívica da UFJF, com estações de brinquedos do JF Lazer, música com Dj Felipe Castro e show da banda Akikalô, além das diversas tendas com produtos dos patrocinadores. Ao final, aconteceu sorteio de prêmios.

Os tempos ainda serão oficializados pela coordenação do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora.

A próxima etapa do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora é a 4ª Corrida Tecnobit Night Run, com percurso de 6,5km de corrida e 3km de caminhada. A prova acontece em 24 de novembro, com largada no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

 

Previna- se

Em outubro, monumentos e cidades ficam mais rosa. E isso acontece por causa do Outubro Rosa, um movimento mundial que a cada ano vem ganhando mais força a fim de conscientizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. No Brasil, é o tipo de câncer que mais causa morte entre as mulheres, perdendo apenas para o de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se essa tendência continuar, a incidência da doença no continente americano pode crescer 46% até 2030.

Para reduzir essa estatística, o ditado ‘prevenir é melhor que remediar’ torna-se ainda mais verdadeiro, já que a detecção precoce da doença é a forma mais efetiva de combatê-la. “Realizar a mamografia e as visitas periódicas ao seu médico são fundamentais, já que estão diretamente relacionadas ao estágio da doença e ao aumento das chances de cura”, afirma a médica oncologista Bruna Pegoretti, diretora do departamento de Medical Intelligence da Evidências – Kantar Health. Além disso, manter hábitos saudáveis aliados à prática de atividades físicas também são fatores importantes na saúde da mulher. “Parece ‘clichê’ falar isso, mas o impacto positivo desses hábitos é de uma magnitude incrível, inclusive existem estudos comprovando que mesmo após descobrirem o câncer de mama, mulheres que adotam bons hábitos têm redução de mortalidade considerável pela doença em relação às mulheres que seguem com maus hábitos”, pontua Pegoretti.

 

É comum associarem o autoexame como forma de prevenção do câncer de mama até mesmo na divulgação do Outubro Rosa. Porém, especialistas pontuam que apesar do grande apelo informativo, o autoexame não é efetivo na detecção e não pode ser substituído pela mamografia. “Já surgiram estudos há alguns anos que compravam que o autoexame na verdade não ajuda, sendo a mamografia o exame que realmente irá auxiliar na detecção do diagnóstico precoce”, alerta Pegoretti.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.