Como combater as desculpas e acabar com os hábitos sedentários

Você já ouviu alguém falando que não vai à academia porque isso não faz bem? Com certeza não, né! Mas, apesar de (quase) todo mundo ter a consciência da importância dos exercícios para uma vida mais saudável, muita gente ainda se pega presa nas desculpas diárias ou, até mesmo, encontra dificuldades para organizar a rotina de treinos.

O sedentarismo é uma das maiores causas de morte no mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de dois milhões de óbitos são registrados por ano devido a doenças causadas pelo hábito sedentário. Buscando combater essa realidade, separamos algumas dicas de como acabar com as maiores desculpas e começar agora mesmo uma rotina mais ativa!

Foto: Divulgação

Desculpa 1 – Não tenho tempo: já parou para pensar que se destinasse 1h do seu dia para a prática de atividades físicas, isso corresponderia a somente 3% do seu dia? A maneira como você utiliza o seu tempo tem muito a ver com as prioridades que escolhe. Ou seja, falta de tempo é, na verdade, falta de prioridade.

Desculpa 2 – Não tenho dinheiro: mais uma vez, ter ou não dinheiro para investir é questão de prioridade. A atividade física é uma forma de prevenção de doenças! Muita gente deixa de investir na saúde e depois acaba tendo que gastar o triplo na farmácia.Quanto você pagaria por mês para viver mais e melhor?

Desculpa 3 – Não vou gostar de nada: dar o primeiro passo para criar uma rotina de treino pode ser um grande desafio, principalmente para quem não gosta de sair da zona de conforto. Muitas pessoas criam uma série de pensamentos negativos colocando barreiras para a mudança. Antes de imaginar como é ou como não é uma academia, experimente!

Desculpa 4 – Vivo cansado: ao invés de usar isso como desculpa, que tal usar como motivação? A prática regular de atividade física é excelente para combater o cansaço, o stress e aumentar o bom humor e a disposição. Às vezes a sua preguiça vem justamente do seu hábito sedentário.

Desculpa 5 – Não tenho companhia: passe a ver o esporte como uma alternativa para conhecer novas pessoas. As aulas coletivas são a melhor opção se você não gosta de fazer exercícios sozinho e todas são uma excelente chance de manter a motivação em alta, fazendo novas amizades.

Pronto! Agora que você não tem mais desculpas, é só dar o primeiro passo, ter disciplina e esperar os resultados aparecerem.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.