O Dia das Crianças abre a temporada de eventos do varejo no último trimestre do ano, servindo como termômetro para a temporada de vendas de fim de ano. Em 2017, a data comemorativa foi a que mais houve aumento no consumo, como mostram os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As consultas para vendas a prazo entre 5 e 11 de outubro aumentaram 3% em comparação com 2015, sendo o primeiro aumento após três anos de retrações.
As principais categorias de produtos buscados na data são moda, brinquedos, eletrônicos, materiais esportivos e escolares. Em 2017, um levantamento do SPC Brasil apontou que entre os presentes mais procurados estavam bonecos e bonecas (31%) e roupas e calçados (22%). O gasto médio girou em torno de R$194,00. Em 2018, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o E-commerce deve movimentar R$2,1 bilhões no Dia das Crianças. Ainda segundo a ABComm, a estimativa é de cerca de 7,8 milhões de pedidos sejam realizados no período de 24 de setembro a 12 de outubro, com tíquete médio de R$277.
Em Juiz de Fora, a expectativa para as vendas na semana do Dia das Crianças é positiva. De acordo com o Presidente do Sindicomércio Juiz de Fora, Emerson Beloti, “o comércio é sempre otimista quanto ao crescimento nas vendas, mas hoje de uma maneira mais pé no chão. Isso ocorre porque não tiveram muitas contratações temporárias para esse setor”, disse. Ainda de acordo com o presidente, a expectativa é de 3 a 5 por cento no crescimento das vendas. “Isso não quer dizer que nesse índice não haja otimismo, mas é manter o pé no chão”, explicou.
Dentro da semana do Dia das Crianças deste ano acontecem as eleições. Beloti comenta que o ano político acaba influenciando na economia. “Este ano é um pouco diferente dos outros anos. Ano político sempre atrapalha. A expectativa de 3 a 5 por cento pode ser conservadora, mas é o esperado”, comentou.
Danielle Rodrigues é Gerente da loja Alphabeto em Juiz de Fora. A marca é voltada para a moda infantil tanto para meninas quanto para meninos. Danielle gerencia as duas lojas da franquia na cidade, uma delas foi aberta na última semana do mês de setembro. A gerente espera que as vendas sejam altas neste data comemorativa. “O Dia das Crianças para o comércio, inclusive para o segmento infantil, é uma data muito forte. A gente tem uma expectativa de venda muito grande porque a roupa é um item durável e necessário, então as pessoas costumam escolher, dentre as opções de presente, a roupa”, afirma. Ela ainda comenta que a expectativa de venda da loja seja cerca de 20% maior do que no último ano. “Acabamos de lançar uma coleção de verão, que é nova e diferenciada e tem agradado não só as crianças, mas os pais também”. Ela ainda explica que a preocupação, além da qualidade, é que as roupas tenham uma história para contar. “Que sejam confortáveis, com cores alegres e designs atraentes para o uso das crianças porque, de fato, elas são as nossas clientes”, comentou. Danielle destaca que as crianças têm influenciado cada vez mais na hora de finalizar a compra. Além dos atrativos que contribuem para a compra do produto, ela dá ênfase à forma de atender. “A gente padroniza o atendimento para todos os clientes que entram na loja. Damos uma atenção para os pais e para as crianças e também temos atrativos para as crianças porque elas entram em uma loja infantil, que têm coisas que elas gostam, que chamam a atenção e que fazem com que se sintam bem. Além de todos os atrativos, a gente agrega essa atenção para a criança se sentir bem”, conclui.
Thiago Amaral gerencia uma das lojas da rede Ri Happy (Unidade Jardim Norte) que é a maior rede varejista de brinquedos do Brasil. Segundo ele, é esperada uma melhoria das vendas nesta época do ano. “A gente tem uma expectativa de crescimento em relação ao ano passado. O Dia das Crianças de 2017 não foi muito bom”, apontou. Entre as estratégias para superar as vendas do último ano, o gerente aponta o investimento no lançamento de brinquedos e na variedade. “Temos em média cinco mil produtos para todas as idades, entre crianças e adolescentes”. Dentre os brinquedos, Thiago destaca que os mais pedidos estão as bonecas Lol Surprise e Baby Alive, além dos lançadores Nerf e os carrinhos da Hot Wheels. O gerente comenta que, durante o atendimento, os funcionários são preparados para encantar. “As crianças têm total liberdade para tocar e testar um brinquedo, acompanhado do vendedor, que deve deixar que a criança abra um brinquedo, experimente e se encante. O lema para o atendimento é sempre a busca pelo encantamento. A criança tem que comprar aqui o que a encantou”, conclui.
O Dia das Crianças é comemorado no Brasil, desde o ano de 1924, no dia 12 de outubro. O país foi um dos primeiros a ter uma data especialmente dedicada às crianças, antes de a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estabelecer um Dia Internacional, em 1959, para o mesmo tema.