A Feira Livre Noturna de Juiz de Fora é uma das finalistas do estado no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. O projeto foi selecionado entre mais de cem iniciativas enviadas por vários municípios mineiros. Esta é a décima edição do concurso.
Com a feira, o prefeito Antônio Almas concorre em duas categorias: “Inclusão Produtiva” e “Apoio ao Microempreendedor Individual e Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”. Trinta projetos enviados por 26 cidades foram selecionados para a fase final da premiação, destacando ações públicas que fomentam e beneficiam pequenos negócios.
Os trâmites para efetivar a inclusão da Feira Livre Noturna de Juiz de Fora na premiação tiveram a participação das secretarias de Agropecuária e Abastecimento (SAA), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), de Atividades Urbanas (SAU) e da Comissão Permanente de Licitação (CPL). Neste mês, os projetos selecionados vêm sendo analisados por uma equipe especializada do Sebrae, responsável por verificar se as condições e especificidades dos projetos atendem às exigências para participação do concurso. Em seguida, eles serão encaminhados à Fundação João Pinheiro, para serem julgados por um comitê técnico.
O projeto vencedor, que será divulgado durante cerimônia no dia 13 de novembro, em Belo Horizonte, levará troféu, certificado e o direito de participar da fase nacional do prêmio, em 2019. Além disso, a premiação contempla os gestores públicos, que receberão uma viagem nacional ou internacional para conhecer projetos vitoriosos em outras localidades.
Feira Livre Noturna
Realizada toda quarta-feira, das 18 às 22h30 horas, na Praça Antônio Carlos, a Feira Livre Noturna foi criada em maio de 2017 e conta com aproximadamente cem barracas de produtos da agricultura familiar, artesanato, frutas, verduras, legumes, bolos, biscoitos e doces. O espaço também conta com área de alimentação, onde podem ser encontrados churrasquinhos, sanduíches, tapioca, bebidas, entre outros. Cerca de sete mil pessoas passam pelo local a cada realização. A feira tem como objetivo incentivar a participação dos pequenos produtores da cidade no abastecimento e na oferta de alimentos de qualidade à população, além de favorecer a agricultura familiar.
Fonte: PJF