Debaixo da tenda, Maria Helena de Souza, mãe de Angélica Pereira de Souza, observava a primeira participação da filha em uma prova de atletismo na 11ª “Semana Paralímpica”, organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Com ela, cerca de outras 60 crianças, jovens e adultos, com deficiência visual, auditiva, intelectual e física fizeram uma grande festa.
Na pista da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Angélica, cadeirante, disputou a prova dos cem metros para sua categoria com mais um atleta. O clima não era de rivalidade, mas de superação e torcida. Mesmo os que chegavam por último, ouviam os colegas, parentes e professores gritarem seus nomes. Angélica, 26 anos, sentiu-se à vontade entre os participantes: “Os cadeirantes têm que sair de casa. Achei muito bom poder estar aqui. Para o que me convidarem, ´eu tô na área`!”.
Além das corridas, a modalidade abrange, ainda, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino. Os atletas do JF Paralímpico confraternizaram com estudantes do CEM, da Escola Municipal (E.M.) “Thereza Falci”, das escolas estaduais (E.E) “Ali Halfeld”, “Estevão de Oliveira”, “Maria das Dores de Souza”, “Professor Lopes” e “José Freire”, de Juiz de Fora, e das E.M. “Ataualpa Duque” e “Joaquim Lemes”, da cidade de Olaria, e E.E “Joaquim Alves de Carvalho”, de Lima Duarte.
Os visitantes de Olaria levaram o primeiro lugar em quatro provas: a aluna Letícia Gomes foi a melhor nos cem metros rasos e no salto em distância feminino. Ana Clara Delgado, no lançamento de pelota feminino e Maicon Antônio Gomes, no lançamento de pelota masculino. Os alunos do JF Paralímpico também se destacaram: Bruno Guedes foi o melhor nos 1.500 metros rasos masculino; José Augusto de Andrade, no arremesso de peso misto; e Rosângela Celestino, no lançamento de disco. A E.E. “Professor Lopes” foi vitoriosa nos cem metros de caminhada masculino e feminino, com Luiz Guilherme Cunha e Amanda Rodrigues. A E.E. “Maria das Dores de Souza”, através do aluno Washington Luiz da Silva, levou a prova dos cem metros rasos e do salto em distância masculino. Os 400 metros rasos masculino ficou com Érick Laureano Correia, da E.E “Estevão de Oliveira”, e o feminino, com Evelyn Honório Matos, da E.E. “Ali Halfeld”.
Foram realizadas 14 provas. Atletismo é a penúltima modalidade realizada na Semana Paralímpica. No sábado, 22, acontece a natação. A “Semana Paralímpica” contou com o apoio de estudantes das universidades “Norte do Paraná” (Unopar) e “Salgado de Oliveira” (Universo).
Fonte: Assessoria/SEL