O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece em todo o país e visa a conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza uma série de atividades para discutir o tema. Abrindo as atividades, nesta quinta-feira, 20, o Departamento de Saúde Mental (DSME) da SS, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, realiza roda de conversa com as psicólogas Andreia Stenner, gerente do DSME, e Taisa Serpa, professora da Estácio, para os alunos dos primeiros e segundos períodos do curso de psicologia.
Durante a roda de conversa, serão propostas discussões sobre os temas: “Prevenção”, “Mapa do suicídio no Brasil” e as “Diretrizes e orientações do Conselho Federal de Psicologia acerca da temática do suicídio”.
De acordo com Andreia Stenner, a ideia é desfazer alguns mitos em relação ao tema e avaliar a importância da prevenção, no sentido de identificar sinais e sintomas de pessoas que já fizeram uma tentativa ou já pensaram sobre o assunto, fazendo encaminhamento para o atendimento adequado na rede de Atenção Psicossocial (Raps), oferecido pelos centros de Atenção Psicossocial (Caps) espalhados pela cidade.
Seminário
O Departamento também realizará, nos dias 26 e 27 deste mês, um Seminário de Atenção à Crise em Saúde Mental. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail seminariodeatencaoacrise@gmail.com, até o próximo dia 24.
Fonte: Assessoria