A prática de atividade física aumenta o nível de felicidade!

A atividade física tem sido uma forte aliada no tratamento, não farmacológico, de doenças relacionadas à saúde mental, como a depressão, devido aos impactos positivos que ela exerce na qualidade de vida das pessoas. Os hormônios liberados durante o exercício físico, especialmente a endorfina e a serotonina, influenciam nas emoções e no humor, proporcionando um melhor estado psicossocial.

 

Novos estudos, porém, foram ainda mais longe ao avaliar esse impacto positivo no estado mental. Verificou-se que o nível de felicidade de pessoas ativas é o dobro em relação às inativas. Além disso, a frequência e a quantidade são fatores essenciais nesta relação. Mesmo uma pequena mudança nos níveis de atividade parece influenciar essa sensação de felicidade.

 

A atividade física é caracterizada por qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que resulte em gasto energético acima dos níveis de repouso. Já o exercício físico envolve uma análise e um planejamento dentro dos objetivos, necessidades e limitações de cada indivíduo.

 

Se um simples aumento na atividade pode gerar melhoria na sensação de felicidade, imagina o que um programa de exercícios elaborado por um profissional qualificado e desenvolvido num ambiente adequado, como nas academias, pode proporcionar?!

 

A busca pela felicidade é algo comum entre as pessoas, embora muitas vezes possa parecer distante e inatingível. Porém, muitas vezes não nos damos conta de que podemos tomar pequenas “doses” diárias de felicidade, através da prática de exercícios físicos.

 

Assinado por: Shape Body Conception




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.