Bolsonaro passou por cirurgia e quadro é estável

*Por: Caroline Delgado e Sávio Duque

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, local onde candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) está internado, realizou na noite desta quinta-feira, 6, uma coletiva de imprensa para informar a atual situação do deputado.

Estiverem presente na coletiva o Presidente da Santa Casa, Renato Vilela Loures, o Chefe do Departamento de Cirurgia, Cícero Rena, e Luis Henrique Borsato, Médico Cirurgião da Equipe Geral do Hospital, entre outros membros da equipe médica.

De acordo com o cirurgião, como consequência do golpe sofrido durante um evento na cidade, Jair Bolsonaro sofreu um traumatismo abdominal. “Ele deu entrada no hospital com sinais de choque e foi submetido a uma cirurgia de caráter de urgência, onde identificamos uma volumosa hemorragia interna”, conta. Segundo Luis Henrique, o candidato teve uma lesão de uma veia do abdômen. “A hemorragia foi controlada com uma ligadura da veia e foi estancada”.

Luis Henrique Borsato, Médico Cirurgião da Equipe Geral da Santa Casa / Foto: Rafaela Frutuoso

 

Bolsonaro apresentou outras lesões em órgãos intra-abdominais. Ele sofreu três perfurações no intestino delgado, que foram tratadas com sutura primária (pontos), além de uma lesão grave no intestino grosso, numa região chamada cólon transverso. “Uma lesão transfixante grande, extensa, onde havia uma contaminação de fezes no interior da cavidade abdominal”, explica o doutor. Foi feita uma ressecção, sendo necessário realizar uma colostomia. As lesões mais graves que ameaçavam a vida de Bolsonaro foram tratadas durante a cirurgia. O paciente está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com um quadro naturalmente grave devido ao golpe, mas estável.

O candidato ficará hospitalizado por, no mínimo, dez dias. Os médicos estimam que o tempo de recuperação é de, pelo menos, dois meses, e depois ele terá que ser operado novamente para reversão da colostomia.

A pedido da família de Jair Bolsonaro, uma equipe do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, está à caminho de Juiz de Fora para acompanhar o quadro do candidato. De acordo com as informações da Santa Casa, ele não poderá ser transferido nas próximas horas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.