A MRS Logística lançou neste mês de setembro um projeto piloto que teve início em Juiz de Fora. A passagem em nível, localizada próxima à sede do Tupi Football Club, foi a primeira a receber a pintura com o alerta: “Ferrovia, não use celular nem fones de ouvido”. O objetivo do projeto é alertar os pedestres que cruzam diariamente as travessias da linha férrea do município.“É uma ação que a gente pensou diferente do que já fazemos, além da sinalização apropriada que as passagens em nível já possuem e das campanhas de conscientização que são feitas dentro do município. Percebemos que precisávamos de algo diferente para tentar alertar as pessoas no momento em que elas vão fazer a travessia e surgiu a ideia de pintar a calçada para que a pessoa desatenta pudesse se deparar com uma mensagem que chamasse atenção”, conta a Analista de Relações Institucionais da MRS, Tathiane Miranda.
Segundo a empresa, a pintura será feita em todas as passagens em nível na região central da cidade e nos bairros Barbosa Lage, Araújo, Mariano Procópio e Fábrica.“Agora vamos avaliar quais são os efeitos disso no dia a dia das pessoas e se elas vão entender como uma boa prática para que a gente replique para outros municípios e até mesmo para fora do estado de Minas Gerais”, disse a analista. Segundo Tathiane, a ideia é levar o projeto para os municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, locais onde a MRS também atua.
De acordo com a MRS, ocorrências desse tipo na linha férrea sob administração da empresa não são comuns. Em 2018, até o momento, foram registrados dois acidentes por esse tipo de distração, sendo um em Juiz de Fora e outro em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Já no último ano, apenas um caso desse tipo foi registrado, em Moeda, Minas Gerais.