Representantes dos departamentos de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (Disq) e de Políticas para Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), ambos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participaram esta semana da primeira reunião preparatória para realização do “Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), acontecerá nos dias 13 e 28 de novembro, no Shopping Jardim Norte. O primeiro dia dos eventos terá participação de empresários de Juiz de Fora e empresas de tecnologia assistiva (que visa auxiliar pessoas com deficiência).
No dia 28 serão disponibilizadas novas vagas de emprego, roda de conversa com as famílias participantes e acompanhamento. O objetivo da iniciativa é fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação com as empresas, e ampliar o número de trabalhadores nesta condição no mercado formal de trabalho. Segundo a gerente do DPCDH, Thaís Altomar, “as vagas ja existem. Mas as pessoas com deficiência não querem apenas empregos com baixa remuneração. Elas estão se capacitando e merecem mais”.
O DPCDH
Define e coordena as políticas de promoção e defesa de direitos da pessoa com deficiência no âmbito municipal e articula ações de direitos humanos e cidadania, independente de gênero, etnia ou crença. Atua na defesa e divulgação de direitos, na política municipal de transporte adaptado e no benefício “Passe Livre”, na capacitação e qualificação profissional e no intercâmbio com as secretarias municipais, entidades e sociedade civil, bem como na promoção da acessibilidade.
Fonte: PJF