Núcleo de Atividades Aquáticas do Linhares faz sucesso entre o público masculino

“O esporte e a atividade física não tem gênero!” Embora Pedro Rufino Gomes tenha 80 anos, sua mentalidade é bem moderna e livre de preconceitos. Jogando por terra a visão de que existe esporte para meninos e meninas, ele é um dos 20 homens que fazem parte do Núcleo de Atividades Aquáticas do bairro Linhares, que funciona às terças e quintas-feiras, das 8 horas às 11h10, na Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM). Junto com eles, mais 29 mulheres completam as duas turmas de hidroginástica, oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do programa “JF Esporte e Cidadania”.

Só pra ser ter uma ideia, outros núcleos da cidade contam com cinco homens, no máximo. Com a companheira, Maria da Penha, 83 anos, Pedro é presença garantida em todas as aulas no Linhares: “Não perco uma, já me acostumei com a atividade física. Passo até mal se ficar sem.” Pais de seis filhos e avós de cinco netos, o casal serve de inspiração para grande parte da família: “Os filhos ficam satisfeitos e preocupados ao mesmo tempo. Mas, nós fazemos exercícios com responsabilidade. Já os netos dizem que querem ser como nós, quando crescerem”, conta orgulhosa dona Maria da Penha. Os dois participam do núcleo de atividades aquáticas há, pelo menos, seis anos e consideram importante a relação que criaram com todos os outros integrantes: “É muito bom, até fora daqui fazemos as coisas juntos. Agora tem a professora Ivana, muito querida e com máxima atenção em nossas atividades. Por ter começado a trabalhar aos 12 anos, nunca gostei de ficar parado. Praticar esporte com essa turma é muito gratificante”, comemora Pedro. A rotina do casal, dormindo e acordando cedo para conseguir uma vida mais saudável, é uma entre tantas outras vivenciadas por cidadãos que participam dos 60 núcleos espalhados por Juiz de Fora. São inúmeras atividades para públicos de todas as idades nas mais diversas atividades. Além da parte aquática, o programa conta com ginástica, caminhada, futebol, pilates e muitas outras oportunidades de esporte e lazer que garantem mais saúde.

Inscrições

Os interessados em fazer parte do programa devem se dirigir ao núcleo de sua preferência e solicitar a inscrição ao professor do local. São necessários documentos como RG, CPF e um atestado médico, comprovando que a pessoa pode praticar atividade física.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.