O vereador Sargento Mello Casal (PTB) usou da tribuna para falar sobre a falta de investimentos do Município na Guarda Municipal. Após uma visita à Guarda Civil de Barbacena, o legislador fez um comparativo entre os investimentos públicos em segurança daquele município e os realizados em Juiz de Fora. No comparativo apresentado, os barbacenenses contam com 82 guardas – um para cada 1.667 habitantes – e os juiz-foranos com 92 profissionais, um para cada 6.128 habitantes.
“Temos uma área territorial duas vezes superior à Barbacena, somos quatro vezes mais populosos e temos quase o mesmo número de guardas municipais trabalhando nas ruas, com número menor de veículos para patrulhamento. Em Barbacena a corporação tem sistema de radiocomunicação em frequência própria, uma reivindicação dos profissionais de Juiz de Fora que ainda não foi atendida. E já no segundo semestre de 2018 os guardas civis barbacenenses começam seus treinamentos com armas letais. É preciso investir na segurança pública de Juiz de Fora, tema que figura sempre entre os três maiores problemas destacados pela população em pesquisas de opinião”, ressalta o vereador.
Sargento Mello destacou ainda a necessidade de apoio do Executivo à capacitação dos guardas municipais e cobrou do líder do governo informações sobre o andamento das ações do Gabinete de Gestão Integrada-GGI, que permitirá ao município pleitear verbas junto ao Governo Federal para investimento em segurança pública, seja em capacitação profissional, na compra de equipamentos e insumos ou na criação e manutenção de programas de prevenção à violência. “Num momento de crise pelo qual passamos, onde precisamos buscar alternativas de investimento. Recebemos com satisfação, no mês passado, a indicação de nosso nome para fazer parte do Gabinete de Gestão Integrada do Município. O GGI, além, de permitir acesso a verba, vai permitir uma discussão mais aprofundada sobre segurança na nossa cidade, uma maior interlocução entre os setores de segurança. É o que está acontecendo em outros municípios do país”, argumentou Mello Casal.
O vereador Júlio Obama Jr. (PHS) afirmou que agendará uma reunião entre os representantes do Executivo, o vereador Sargento Mello e a Associação dos Guardas Municipais para debater o assunto.
Fonte: Assessoria Câmara JF