Olá empreendedores e empreendedoras! Espero que estejam prosperando em sua vida e negócios! Hoje falaremos sobre como a transformação digital pode ajudar a sua empresa.
A transformação digital traz muitos benefícios ao negócio, pois ajuda a antecipar problemas, identificar as oportunidades e aprimorar os processos (produtivos ou administrativos), e assim gerando resultados positivos.
É um assunto ainda muito recente, e quero que você pense em como o UBER, a Netflix ou o WhatsApp revolucionaram seus mercados. Pense no que ainda está por vir. Perceba como a sua estrutura está e quais são as tendências do seu mercado, como os consumidores estão cada vez mais usando os seus celulares para compras e interação. Surfar nessa onda digital vai definir quem estará no mercado e quem vai fechar as portas.
Use esse aumento de mobilidade, de informações e agilidade a favor do seu negócio. Cada empresa tem sua cultura, objetivos e valores, e todas têm os “stakholders”, que são as pessoas com as quais a empresa se relaciona. Em cada compra que faz, o cliente tem várias opções e mais conhecimento, use as redes sociais, site, blog, aplicativos de comunicação para fornecer informações claras e precisas ao cliente, e ele escolherá fazer negócio com você. É importante se comunicar com cada grupo de cliente de forma a encantá-los. Atrele a isso treinamento de sua equipe de vendas e os resultados virão!
Para baixar custos, faça uma revisão de processos. Reveja como tudo é feito em sua empresa. O que pode ser modificado sem perder qualidade? Em uma ocasião, ao melhorar o desempenho do setor administrativo de uma grande empresa regional, com atuação nacional, conseguimos uma redução de custos de cerca de 75.000,00 por ano, revendo processos e atuando forte com o banco de dados disponível.
Para a transformação ocorrer, é preciso aceitar as mudanças e implementar novas atitudes.
Algumas tendências devem ser observadas, como o marketing “onetoone”, mineração de dados via big data, novos modelos de negócios surgindo a partir do zero, inteligência artificial, a internet das coisas, a revolução 4.0, enfim… e termos como virtualização, instantaneidade, descentralização, efetividade, praticidade, mobilidade, estarão cada vez mais na rotina diária de seu consumidor e ao se adaptar, sua empresa estará correndo um sério risco.
Nas próximas falaremos sobre cada item acima. Obrigado e até breve!