Primeiro Encontro de Economia Criativa acontece neste sábado

Neste sábado, 25, Juiz de Fora vai sediar o 1° Encontro de Economia Criativa. O evento, que acontecerá no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), tem como objetivo ser um momento de reflexão e inspiração sobre o cenário econômico no setor. De acordo com a Wanessa Bittar, Organizadora do Evento, muitas coisas estão acontecendo nas cidades ligadas ao setor e esse é o momento certo para lançar esse evento. Eu enxergo que o cenário que a cidade apresenta é o momento propício para a realização desse evento e a conexão de pessoas. Está tendo muitas iniciativas e seria ótimo se elas se conhecessem, disse.

O evento tem como foco o empreendedorismo, gestão e inovação na economia criativa. Vão ser apresentadas palestras, debates e workshops focando no desenvolvimento da economia na cidade. Quando eu idealizei a dinâmica do evento eu quis ‘sair fora da caixa’, fiquei pensando em como deixar a programação atraente. A ideia do encontro é levantar informações. Vão ter pessoas da cidade, as principais instituições também vão estar lá discutindo Juiz de Fora como potencial pólo de economia criativa, conta a organizadora.

Economia Criativa é o setor econômico formado pelas indústrias criativas.As atividades realizadas nesse setor são baseadas no capital intelectual, cultural e criativo estimulando a geração de renda, criando oportunidade de emprego e promovendo a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.De acordo com os dados do ‘Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil’, publicado pela Firjan em dezembro de 2016, a área criativa gerou uma riqueza de R$155,6 bilhões para a economia brasileira no ano de 2015. Na ocasião, a participação do PIB Criativo estimado no PIB brasileiro foi de 2,64% naquele ano, quando a Indústria Criativa era composta por 851,2 mil profissionais formais. A organizadora do evento acredita que esse setor está acontecendo de forma positiva mesmo com os desafios. “Além de ser uma economia limpa, fomenta uma rede de mão de obra enorme dependendo da ideia que se coloca em prática. Por exemplo, ao realizar um evento quantas pessoas de várias áreas diferentes você tem que acionar para fazer aquele momento. Você emprega pessoas que não têm estudo nenhum até pessoas que são altamente especializadas”.

De acordo com a organização do evento, todos os convidados são de Juiz de Fora. Um dos participantes do evento é Vitor Vizeu, diretor de marketing da Chico Rei. Ele acredita que o mercado é o reflexo das empresas que atuam nele.“Buscamos fazer nosso trabalho de forma que ele possa impactar positivamente tanto a sociedade quando o mercado em si, o entorno em que estamos inseridos. Acreditamos que a forma como a gente impacta esse mercado retorna para no futuro com novas ideias, novas colaborações”, disse.

Quem também estará no evento é Roberta Abramo, diretora executiva da Realiza e do Vai Ali. Para ela, eventos que têm o propósito de trazer melhorias são importantes. “Quando a gente discute e troca ideias, paramos para refletir”, ressaltou.

O encontro acontece de 9h às 17h30, e a entrada é franca. Os organizadores pedem apenas para levar um pacote de biscoito para o café colaborativo. O que sobrar de pacotes fechados será destinado para uma instituição que assiste crianças ou idosos. Para mais informações, basta acessar o site do evento.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.