O comércio de Juiz de Fora estará com as portas fechadas na próxima segunda-feira, 27, em razão do Dia do Comércio. A folga concedida aos funcionários, como acontecem todos os anos, está prevista na convenção coletiva 2017/2018, feito entre o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Juiz de Fora (SEC-JF).
Segundo o presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, o dia de descanso é o resultado de uma permuta entre os dois sindicatos por compensação às horas extras trabalhadas nos sábados, que antecedem as datas especiais, como dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados. “Essa segunda-feira é um dia de descanso, longe de ser feriado, conforme o acordo estabelecido em reunião coletiva”, afirmou Emerson.
Conforme o sindicato, as lojas podem abrir as portas, mas o trabalho dos funcionários é proibido durante todo o dia, e o descumprimento pode acarretar multa ao dono do estabelecimento.
Segundo semestre
Ao avaliar a situação atual, o presidente afirma que o desempenho do comércio está fraco devido à crise e o número de desempregados.
Ainda, segundo Emerson, a data traz certo tipo de prejuízo para as vendas dos comércios, assim como os feriados, mas afirma que o segundo semestre é sempre esperado com melhor resultado do que o primeiro. “No segundo semestre tem o décimo terceiro e o final de ano com as festividades, como o natal e, também, agora em outubro, a data do dia das crianças”, ressaltou.