Está no ar no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desde essa segunda-feira, 20, o hotsite Eleições 2018. A página traz conteúdos especiais sobre o processo eleitoral.
O objetivo é oferecer informações que a um só tempo auxiliem o eleitor a embasar seus votos e destaquem a importância da sua participação nos pleitos estaduais e federal.
Foram reunidos em um só ambiente materiais produzidos essencialmente pela TV Assembleia. Na página inicial, também estão disponíveis áudios da Rádio Assembleia e notícias da Assessoria de Imprensa da ALMG.
Os vídeos da TV Assembleia estão organizados em quatro editorias: Cenários; A voz do eleitor; A voz dos candidatos; e De olho nas eleições.
A primeira é composta por análises do cenário eleitoral, que envolvem questões como as estratégias dos partidos, as coligações e prognósticos sobre as disputas.
Nas duas seções dedicadas à escuta dos candidatos e dos eleitores, é possível acessar entrevistas com candidatos a cargos majoritários no Estado e vídeos com as principais reivindicações do eleitorado.
Na editoria De olho nas eleições se encontram conteúdos sobre questões relacionadas ao tema, como a participação feminina na política e as chamadas fake news, notícias falsas publicadas para influenciar a opinião da sociedade.
Resultados estarão disponíveis no dia seguinte às eleições
O hotsite também possui um link para outra página especial do Portal da Assembleia, a qual permite a consulta de resultados eleitorais a partir de 1994. Algumas das informações oferecidas são o resumo das apurações, a votação dos candidatos por município, as vagas de cada partido e a relação de eleitos.
No dia seguinte às eleições (em 1º e 2º turno, no caso dos pleitos para governador e presidente), estarão disponíveis os resultados das Eleições 2018 e seus desdobramentos, como o perfil dos eleitos e a nova composição da ALMG.
Mobile – Outras inovações do hotsite são a adequação de sua interface aos dispositivos móveis e a presença de ícones que facilitam o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais.
Fonte: Assessoria ALMG