“Algo em (In)Comum” discute a “Lei Brasileira de Inclusão” em JF

Aconteceu nessa sexta-feira,17, na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), mais uma edição do evento “Algo (in) Comum”. Desta vez, o tema abordado foi a “Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e as Novas Regras de Acessibilidade”, tendo como foco debater as recentes regulamentações da LBI, divulgando as novas normas nas atividades cotidianas.

Estiveram presentes deficientes, familiares e profissionais da área, que, em forma de uma roda, trocaram informações relacionadas às leis que foram regulamentadas há quatro meses, envolvendo hotéis, restaurantes, pousadas, calçadas e regras para a construção de apartamentos e condomínios.

De acordo com a gerente do DPCDH, Thais Altomar, o programa tem a dinâmica de pegar assuntos comuns e trazer essa visão para as pessoas com deficiência. “Nós resolvemos falar hoje sobre a Lei de Inclusão, porque vários textos estão sendo regulamentados e a gente não acompanha. Se nós não acompanharmos, acaba que não lutamos pelos nossos direitos”, explicou Thais.

Ainda segundo a gerente, na temática deste mês, o projeto visou divulgar essas novas regulamentações para que tudo seja acompanhadono município que, assim como no restante no Brasil, está evoluindo gradativamente. “Um ponto importante é que cada lei, quando ela vai ser regulamentada, ela fica aberta à população para opinar, falar sobre as dificuldades que passa e participar deste texto novo. Então, é muito importante a gente informar as pessoas com deficiência nesses nossos encontros”.

 

Algo em (in)Comum

As reuniões acontecem mensalmente e têm como ideia reunir e fazer uma troca de experiências com a população, na possibilidade de construir políticas públicas que sejam próximas às pessoas com deficiência.

Os temas são escolhidos pelas demandas do grupo e alternados com as questões da legislação do estatuto da pessoa com deficiência.

As rodas de conversas, que antes aconteciam na antiga sede do SPCDH, agora, acontecem no quinto andar do prédio da SDS, localizado na Rua Halfeld, 450, Centro. O evento é aberto a todos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.