Vamos desenvolver conhecimentos de gestão condominial importantes a todos síndicos, condôminos, conselheiros, e interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Iniciamos nosso artigo de hoje aproveitamento um MAKTUB do grande Paulo Coelho: Seres complexos – Pensamento de K. CASEY que li numa revista no avião: “Como a raça humana é curiosa. Tão parecida e tão diferente! É capaz de trabalhar junta, criar programas de computador. Mas, em algum momento, tudo perde seu significado, e nos sentimos sós, como se fizéssemos parte de outro mundo.

Ficamos desesperados, porque isso nos impede de aproveitar a vida. Então, não vale a pena se desesperar. Somos assim: seres complexos”. Daí nós vemos que nesta complexidade, podemos dizer que um dos mais simples segredos das pessoas que buscam sucesso naquilo que fazem é que elas estão sempre adiantadas (pró ativas). Adiantadas em tudo! Vivemos adiantados no tempo, no conhecimento, na organização, na vontade. Elas não vivem atrasadas e consequentemente não se estressam e acabam surpreendendo as outras pessoas com seu equilíbrio, com a capacidade de fazer as coisas, com sua calma. Todas as pessoas exercem uma profissão, têm pontos fracos e pontos fortes.

Elas têm coisas nas quais são boas, têm facilidade e prazer em fazer. Ninguém consegue ser excelente em tudo. Para tal precisam os síndicos entender que o cargo que ocupam, têm funções que são um conjunto de tarefas, que mesmo não sendo caracterizado como profissão deve ser visto como trabalho, apesar de não gerar vínculo empregatício. Daí, podemos analisar se o que síndico faz, é trabalho, vamos ver que a economia define o trabalho como: “o esforço humano visando criar bens e serviços” concluímos que o trabalho é uma atividade que é pessoal e progressiva. Pessoal porque traz a marca de quem faz e progressiva porque permite melhor sempre.

Para que o seu desempenho na missão de Gestor de Condomínio precisa de conhecimentos, habilidades,atitudes. Razão porque os síndicos precisam participar de encontros, palestras e cursos como pessoas interessadas em aumentar seus conhecimentos ligados à administração de condomínios, podem buscar ou reforçar conhecimentos, para que seus desempenhos estejam na busca da excelência. Precisamos entender que a busca de excelência exige vontade, coragem e investimento em novos conhecimentos que torna a única maneira de fazer com que isso aconteça e por meio do envolvimento e da responsabilidade de sua participação nos eventos que são colocados à sua disposição. Lembrando que os cursos têm objetivos de aperfeiçoar seus conhecimentos, abrangendo as áreas do condomínio, utilizando de metodologia prática, funcional e objetiva. Não basta ter vontade e achar que sabe tudo ou usar do achismo, é preciso organizar seu tempo e buscar conhecimentos, aprender e aperfeiçoar. É preciso ter a visão de que educação é um processo contínuo e que há novos métodos, novos conhecimentos que contribuem na redução dos custos e conflitos nos condomínios.

A palavras de ordem hoje é capacitação, e não apenas para os colaboradores, não saber gerenciar bem um condomínio é diferença entre condomínio com resultados positivos e com ética e condomínios com resultados negativos e conflitos. É importante pensar em melhorias nos condomínios, como um todo, liderando controlando finanças e conflitos. Todos precisam ter o melhor desempenho de suas funções, pois o síndico é apenas um representante dos demais condôminos e muitos acham que são donos como autoridade para decidir sozinho ou com um pequeno grupo, não respeitando as leis e principalmente os quóruns das assembleias que devem ser respeitados.

É importante ressaltar que o síndico se for levado à justiça por má administração em razão de suas ações não poderá usar recursos do condomínio para se defender e basta um condômino para cobrar suas atitudes. Nos próximos artigos vamos comentar o que temos constatado nos condôminos, onde falta de ética, uso exagerado de poder, uso do achismo, não sabem usar os seus empregados ou terceirizados e mesmo os serviços de conservadoras e administradora contratadas. Principalmente a de orientação e experiências que lhe são colocadas, esquecendo que o síndico é o que responde por má administração.

Obrigado, continuem comunicando conosco através do e-mail: tirandotodasduvidas@gmail.com e fale com o consultor Flávio Almeida Chaves Pereira.

Até o próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.