A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), lançou nesta quinta-feira, 16, o aplicativo “Bynd”, plataforma de caronas corporativas para seu público interno. O dispositivo auxilia na economia financeira, incentiva a sustentabilidade e a relação entre pessoas. A PJF será o primeiro órgão público a utilizar esta tecnologia. A solenidade aconteceu no Centro de Formação do Professor, com a presença do prefeito Antônio Almas e do secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello.
O “Bynd” é aplicativo de caronas que conecta pessoas de uma mesma rede confiável, como empresas, universidades e outras instituições, para que possam otimizar seus deslocamentos diários através da carona e racionalizar gastos com transporte. Além disso, os usuários têm possibilidades de acumular pontos com a utilização do serviço e trocarem por diversos produtos como eletrodomésticos, roupas, acessórios e até mesmo combustível e passagens áreas.
Neste primeiro momento será projeto-piloto, e, por isso, será disponibilizado inicialmente para os servidores que trabalham no prédio-sede da PJF e na Secretaria de Educação (SE). Mas será disponibilizado também para os servidores da Secretaria de Desenvolvivmento Social (SDS) e do Departamento de Fiscalização (DFTT) da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que deixam seus carros no estacionamento do prédio-sede.
O prefeito Antônio Almas ressaltou a inclinação da cidade na utilização de novas plataformas digitais, para otimizar e melhorar os serviços públicos, destacando, inclusive, o primeiro lugar nacional no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes” . Para Rodrigo Tortoriello, a implementação desta iniciativa visa também a mudança de comportamento das pessoas na utilização dos veículos.“Não é uma concorrência aos ônibus e táxis. Mas é para otimizar a utilização dos carros, que muitas vezes transportam apenas uma pessoa. Estamos dando o exemplo para toda cidade, partindo de uma ação do poder público”, destacou.
Juiz de Fora se insere na utilização deste aplicativo através do Desafio InoveMob, promovido pela Toyota Mobility Foundation e pelo WRI Brasil, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O cofundador do “Bynd”, Leonardo Libório, explicou que o aplicativo é proposta de mobilidade compartilhada, auxiliando na economia e diminuição de emissão de gases poluentes e de veículos.
Cadastro
O aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS ou no site do Bynd. O cadastro pode ser feito através do aplicativo, preferencialmente com o e-mail corporativo. Caso o servidor não tenha o endereço eletrônico da PJF, poderá utilizar outro, já que o aplicativo tem base de informações dos servidores da administração municipal.
Fonte: PJF