Existe um pedido que é quase unanimidade entre as pessoas que estão iniciando o projeto das suas casas: “Eu quero ter uma cozinha americana, aquela que fica integrada à sala”. Esse é o desejo de 11 entre cada 10 clientes, só perdendo para outro pedido: pode fazer o projeto para ontem?
Essa necessidade de integração dos ambientes é reflexo de um estilo de vida crescente: ninguém mais quer ficar isolado na cozinha. Isso fez com que ela ganhasse a área social da casa.
Se antes havia um espaço para cozinhar, outro para jantar, outro para estar… atualmente essas fronteiras físicas vêm sumindo, tornando a cozinha americana (ou integrada) uma realidade presente desde as grandes mansões até os pequenos lofts. O tipo mais comum dessa cozinha é aquela onde um balcão de meia parede a separa do outro ambiente, podendo servir como uma mesa de jantar ou de apoio à copa.
Entretanto, há outros modelos com uma ilha central ou simplesmente com a cozinha completamente aberta para a sala, sem nenhum tipo de divisão física. Em qualquer caso, como os ambientes se comunicam visualmente, os cuidados com a decoração da cozinha precisam ser redobrados e a presença de um bom arquiteto passa a ser quase indispensável.
Fogão é peça de decoração
A maior exposição da cozinha requer cuidados especiais tanto no momento do projeto quanto no uso cotidiano. Os eletrodomésticos, principalmente os maiores, passarão a compor a “paisagem” da casa. Assim, precisarão dialogar com os demais espaços, objetos e estilos da casa. E por falar em fogão, ele e a pia precisarão estar sempre arrumados, caso contrário essa bagunça invadirá seu espaço de estar e descanso.
Cozinha americana funciona no Brasil?
Os hábitos culinários ajudam a definir a proposta da cozinha integrada. Uma coisa é chegar em casa e esquentar a refeição no microondas. Outra é adorar a preparar aquele bife acebolado: o cheiro e a fumaça da fritura invadirão toda a casa. Para mitigar esse problema, um bom planejamento precisa levar em consideração o fluxo natural do ar na casa ou a utilização de um bom exaustor.
Sensação de espaço
A cozinha americana é um grande coringa para apartamentos pequenos, pois, ao integrar os ambientes, amplia também a sensação de espaço. Por outro lado, se for mal planejada, diminui a possibilidade de instalação de armários, comprometendo a capacidade de armazenamento de produtos e utensílios.
Triângulo amoroso
Existe uma relação íntima entre o fogão, a pia e a geladeira. Eles normalmente trabalham de forma complementar e seguem um circuito funcional lógico. Um bom projeto precisa facilitar a circulação e uso desse ambiente.