A colonização finlandesa é a principal característica desse lugar encantador chamado Penedo. Em terras remanescentes de uma fazenda afetada pela monocultura cafeeira e pela pecuária, esses imigrantes, que chegaram ao Brasil em 1929, conseguiram restaurar grandes áreas de mata no lugar das florestas nativas e materializar suas propostas naturalistas, introduzindo entre nós conceitos originais na época, como a dieta vegetariana e hábitos até então desconhecidos, como a sauna.

Os finlandeses, desanimados com o projeto agrícola que os trouxe ao país, foram alguns dos pioneiros no desenvolvimento do turismo na região, primeiro recebendo os turistas em suas próprias casas, e em seguida estabelecendo pousadas, onde a hospitalidade e a culinária típica conquistaram adeptos fiéis. Com sua arquitetura despojada e o gosto pelas plantas e flores, esses colonos conseguiram criar em Penedo um recanto tão alegre quanto repousante.

Os principais traços da cultura finlandesa em Penedo estão presentes no Museu Finlandês e no Clube Finlândia. Foto: Divulgação

Os principais traços da cultura finlandesa em Penedo estão presentes no Museu Finlandês e no Clube Finlândia onde se realizam animados bailes nos fins de semana, inclusive com a apresentação de grupo folclórico em roupas típicas e na Casa do Papai Noel, conjunto temático onde as festividades do Natal duram o ano inteiro, e ainda na culinária, na arte e no artesanato.

Penedo oferece grande variedade de meios de hospedagem, em hotéis, pousadas e muitos restaurantes. E opções de lazer, que vão de caminhadas e banhos de cachoeira, até a degustação de um bom vinho ao lado de uma lareira.

Quem visita Penedo não vai atrás somente do friozinho e da lareira. As casas (e fábricas) de chocolates da região são visitas obrigatórias para o turista, que pode escolher entre um chocolate quente, um mini fondue ou se deliciar nos chocolates vendidos por quilo. São várias lojinhas espalhadas pela cidade, cada uma com um preço diferente – vale pesquisar!

A Chocolate do Papai Noel, em frente à Pequena Finlândia, tem trufas, bombons, barrinhas, mini fondue… e ao lado dela uma outra lojinha que vende sorvetes. Tem umas mesinhas ao ar livre super agradáveis. A dica é pegar uma que fica ao fundo, bem no cantinho, perto de uma pequena casinha de brinquedo, pois enquanto os adultos comem chocolate, as crianças pode se distrair. Os chocolates de lá são fabricados na Casa do Chocolate.

Muito procurada pelo seu clima ameno, pousadas tranquilas cercadas pelo verde, Penedo é um ótimo destino para casais que apreciam queijos, chocolate e vinhos. Foto: Divulgação

Um pouco mais distante do burburinho (lembre-se que em Penedo o distante é perto!) tem a Casa do Chocolate, mencionado anteriormente. Lá a fabricação é própria e nos fundo da casa tem uma pequena fábrica, toda envidraçada, permitindo aos clientes observar a produção. O local é bem concorrido e o atendimento é meio corrido por causa do volume de pessoas nessa época, e os preços não são muito amigáveis. Nessa época de férias, como os dias são mais movimentados, é até um pouco difícil estacionar por ali.

A procura pelo chocolate é certamente o que movimenta a cidade, mas Penedo também tem outras delícias que vão muito além do cacau.

Mesmo com o friozinho característico dessa região, os sorvetes fazem parte do cardápio e, se o visitante quiser degustá-lo como manda a tradição finlandesa, sirva-se primeiro de geleia e depois coloque o sorvete por cima – está pronto o típico sorvete finlandês!

A Pequena Finlândia é um pequeno shopping ao ar livre com decoração totalmente consoante com a cidade já que ela é uma colônia finlandesa. Nesse simpático shopping é onde se encontra a Casa do Papai Noel que pode ser visitada pelo turista e a criançada. Além da casa tem também uma loja de souvenirs do Papai Noel, muito legal!

O clima natalino na cidade dura o ano inteiro, tanto também na culinária, na arte e no artesanato. Foto: Divulgação

Logo na entrada o visitante logo vê as lojas do típico chocolate artesanal de Penedo e com um restaurante que oferece comida típica alemã, incluindo a cerveja Pauläner para iniciar ou fechar bem o passeio.

Lojas de presentes com vários itens interessantes como a Joulupukin Piste, essa loja é tão atrativa para a criançada, pois não precisa aguardar o Natal para encontrar um Papai Noel na janela observando as pessoas passeando. Os correios de Penedo ficam localizados nesse shopping. São muitas as lojas de souvenirs, porém também lojas de móveis e decoração.

O ponto alto é a pracinha da Casa do Papai Noel, com um lago cheio de carpas, um parquinho infantil, a loja do Papai Noel, já mencionada, e quiosques de pipoca, churros, sorvetes, entre outros. O ingresso para entrar na Casa do Papai Noel deve ser adquirido na lojinha e não custa caro. Essa pracinha fica lotada de crianças se divertindo e brincando muito.

O Museu Eva Hilden é um pedacinho da Finlândia em Penedo que o turista não pode deixar de visitar. O acervo vai da mala de madeira de uma família imigrante a um aparelho Nokia 6150, passando por obras de arte e artesanato que contam a história da colonização finlandesa de Penedo.

A imigrante Eva Hilden decidiu que parte de sua casinha em Penedo seria aberta à visitação, para mostrar aos turistas, orgulhosa, objetos trazidos da Finlândia. É muito interessante.

Existem três caminhos para visitar Penedo, saindo de Juiz de Fora: pela BR-267, são 217,2 km, uma duração de mais ou menos 3 horas e vinte e oito minutos; pela BR-040 e BR-1216, com 309,6 km, mais ou menos 3 horas e cinquenta e nove minutos e pela BR-393, são 250,7 km, mais ou menos 3 horas e trinta e dois minutos.

Vale a pena para um final de semana nessa época de férias escolares.

 


DICAS DE VIAGEM

Fazer compras é, sem dúvida alguma, uma das atividades preferidas de muitos turistas, especialmente quando se encontra aquele descontinho especial. Por falar nisso, você já ouviu falar em “tax-free” durante uma viagem internacional? Seja essa expressão familiar ou novidade para você, ela pode ser a chave para conseguir economizar e garantir o reembolso do imposto de algumas mercadorias.

Para aproveitar este privilégio, basta escolher lojas que fazem a devolução de uma taxa chamada VAT (Imposto sobre Valor Acrescentado). Esta restituição, que varia de 7% a 21% do valor total da compra, é a já mencionada “tax-free” ou “tax refund” – em português, “livre de impostos” e “restituição de impostos”, respectivamente – e só pode ser aplicada a objetos que você vai levar para casa, como perfumes, maquiagens, eletrônicos e roupas.

Válido para todos os turistas estrangeiros, o benefício é uma forma de movimentar o comércio em lugares como Austrália, México, Uruguai, Argentina e países da União Europeia. No entanto, fique de olho: os procedimentos e regras variam de acordo com cada uma das regiões, por isso não deixe de se informar nos comércios sobre como funciona o serviço.

Caso seja de seu interesse e o estabelecimento no qual você deseja comprar um produto participe do programa, solicite no caixa o formulário de devolução de impostos, documento emitido por empresas que intermediam o reembolso e que deve ser entregue juntamente com as notas fiscais na alfândega do aeroporto. Ah, atenção: em alguns casos também pode ser exigida a apresentação dos produtos comprados.

Ainda no aeroporto, após a validação do formulário, entregue o documento no guichê da empresa que o emitiu e escolha a forma como prefere ser ressarcido: em dinheiro (moeda do país), ali mesmo, ou no cartão de crédito. Ao escolher a segunda opção, podem ser cobradas taxas – e o tempo de espera para a efetivação é de dois a três meses.

Não se esqueça de carregar sempre com você o passaporte e um cartão de crédito internacional. Por precaução, é interessante ter uma cópia de cada um deles, pois pode ser que seja solicitada pela alfândega. Uma dica é chegar com antecedência para ficar na fila e não correr o risco de perder o horário de embarque. Outro ponto que vale ser citado é que, caso esteja viajando por vários países, o ressarcimento deve ser feito no aeroporto no dia do voo de retorno ao Brasil.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.