Guarda Municipal participa das “Férias no Museu”

A Guarda Municipal (GM) esteve na manhã desta terça-feira, 17, no Museu “Mariano Procópio”. O motivo foi educativo. A equipe da blitz “Cerol: Corta Essa” participou da “Oficina de Férias”, desenvolvida pela Faculdade de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Museu, levando orientações para 20 pequenos participantes da atividade. Meninos e meninas, com idades entre cinco e oito anos, aprenderam sobre os cuidados ao brincar com pipas e os riscos das linhas cortantes, durante conversa descontraída com os guardas. Eles ainda foram presenteados com pipas e cartilhas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com dicas para evitar acidentes na rede elétrica.

Novo encontro acontecerá nesta quarta-feira, 18, no mesmo local. A parceria com o Museu “Mariano Procópio” estende o alerta. Desde o início do mês, a GM trabalha a temática do cerol de forma preventiva. “Com o período de férias escolares, cresce o número de crianças e jovens empinando pipas por toda parte. O objetivo do trabalho é a conscientização, para uma brincadeira livre de riscos, tanto para quem se diverte quanto para terceiros, como motociclistas e pedestres”, afuirmou a comandante da GM, Emilce de Castro. Trazer ponto de responsabilidade para o momento de lazer, sem perder a brincadeira. Esse foi o foco da ação da Guarda junto à recreação de “Férias do Museu”.

A garotada teve a atenção voltada para os guardas, e a interação foi garantida através da participação ativa, com perguntas e comentários de suas vivências. Algumas crianças disseram que já brincaram com pipas. Outras relataram que nunca praticaram tal atividade. Para o supervisor de capacitação da GM, Leandro Lisboa, o contato com as crianças é oportunidade de construir, de maneira lúdica e educativa, uma cultura de lazer segura, divertida e saudável: “A ação da Guarda Municipal objetiva promover o direito da criança, pois entendemos que soltar pipa – ou empinar papagaio – é atividade recreativa que deve ser estimulada, desde que as normas de segurança e a legislação sejam cumpridas. Reproduzimos a mensagem do ‘Cerol: Corta Essa’ e orientamos os menores sobre a maneira correta de brincar, em campo aberto, longe da rede elétrica, distante de pedestres e motociclistas, nunca em cima de lajes, e de maneira alguma usando o cerol ou a linha chilena”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.