A Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), da Fundação Cultural ´Alfredo Ferreira Lage` (Funalfa), receberá até segunda-feira, 23, as propostas para a 13ª edição do ´Prêmio Amigo do Patrimônio`. Serão reconhecidas iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para conservação, preservação, defesa ou divulgação do patrimônio cultural da cidade, além de atitudes que visem a difusão de conceitos que auxiliem a compreensão do tema.
As inscrições podem ser feitas na sede da Funalfa, na Av. Barão do Rio Branco, 2.234, Parque Halfeld, Centro, das 8 às 12 horas e 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. No momento da inscrição, os interessados deverão preencher ficha com o nome proposto, endereço e telefone, a descrição da ação e a justificativa para o merecimento do prêmio, além de, se possível, anexar à ficha fotos e documentos relacionados à indicação.
Podem concorrer iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade, instituições e entidades civis e ações que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos e intervenções que propiciam novo olhar sobre o patrimônio, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito. As indicações serão avaliadas por comissão indicada pelos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 17 de agosto, quando se comemora o ´Dia Nacional do Patrimônio Histórico`.
Fonte: Assessoria PJF