O prefeito Antônio Almas sancionou, na última sexta-feira, 13, lei que institui no Calendário Oficial do Município a ‘Semana Municipal da Imigração Germânica Luiz José Stehling’. O Projeto de Lei (PL) Nº 44/2018, de autoria do Vereador Wanderson Castelar, foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora em meados de junho.
O PL prevê que a data seja comemorada na semana do dia 12 de junho, no qual se celebra o Dia Municipal do Imigrante Germânico. Castelar, que também é autor da lei que instituiu a referida data, ressalta a importância de preservar a cultura e a memória alemãs, cuja contribuição tem papel fundamental no desenvolvimento de Juiz de Fora. “Hoje nós temos ações de resistência pela preservação desses hábitos e tradições, que temos que valorizar muito. É a luta daqueles grupos sociais que não querem deixar morrer essas tradições e o sinal da sua presença na formação da nossa cidade que me impulsionam a desenvolver ações voltadas para este tema”, ressalta.
O presidente da Associação Alemã de Juiz de Fora, Salcio Del Duca, também reforça a importância da atuação do poder público junto à sociedade na proteção e incentivo às ações de preservação da cultura germânica. “Nos últimos 50 anos, os valores da tradição alemã tem se perpetuado dentro do dia a dia da comunidade e a gente tem buscado, junto ao poder público, políticas públicas que ajudem a proteger e a fortalecer essa iniciativa”, afirma Salcio, lembrando que desde 1969 a entidade realiza a tradicional Festa Alemã do bairro Borboleta.
Segundo Del Duca, essas ações fazem parte de um projeto futuro que visa a turistificação do bairro, possibilitando aos moradores e visitantes vivenciar, durante todo o ano, os valores, hábitos e costumes da cultura alemã no município. “O Borboleta, hoje, já é o reduto principal da presença alemã e teuto-brasileira em Juiz de Fora e essas políticas vêm justamente para poder incrementar, fortalecer e proteger, além de tornar público, todo o trabalho que é feito pelas famílias e pelos descendentes que vivem na comunidade, bem como pela Associação Alemã, que reúne essas iniciativas”, complementa.
Com o intuito de fomentar uma série de ações em torno da data, conforme aponta Wanderson Castelar, a Semana Municipal da Imigração Germânica será composta por uma série de atividades envolvendo o poder público e a comunidade juiz-forana.
E embora a lei tenha sido instituída após o dia 12 de junho, 2018 não vai passar sem comemorações! De acordo com Del Duca, a data será celebrada entre os dias 20 e 28 deste mês. Oficinas de cerveja artesanal e de fabricação de pão alemão, palestras, sessões de cinema e ações junto a escolas da rede pública compõem a programação.
Todas as atividades serão abertas ao público e realizadas na sede da Associação Alemã, no bairro Borboleta. A programação oficial será divulgada nos próximos dias.