Próximo a completar 12 anos de fundação, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) registrou uma grande marca. O espaço foi visitado por 37 mil pessoas no último ano.
“A gente recebia um público considerável, aproximadamente 13 mil pessoas por ano, no prédio antigo. Porém, era um público eminentemente escolar e não havia visitações espontâneas. A mudança para o prédio novo, além da possibilidade de ampliar as atividades, nos permitiu receber mais escolas e atraiu o público de maneira espontânea”, afirmou o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira.
O Centro de Ciências foi inaugurado no dia 26 de agosto de 2006 e permaneceu por dez anos em um prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII. No dia 3 de julho de 2017, foi inaugurada a nova instalação, dentro das mediações do campus da universidade. “Na verdade, o prédio seria um centro didático de astronomia, porém com muita luta conseguimos que se tornasse o Centro de Ciências e a partir daí incorporamos as demais atividades”, relembrou Teixeira.
Além de ampliar o número de visitas, o espaço com três mil metros quadrados, o triplo do prédio antigo, possibilitou que exposições fossem apresentadas simultaneamente. “A gente tem várias exposições permanentes como, a tabela periódica interativa, o salão com experimentos de física, a exposição ‘a célula ao alcance da mão’, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana e o espaço interativo do Museu de Malacologia. Porém, temos um espaço dedicado a exposições temporárias que atualmente é a de energia solar”, contou o diretor do Centro Ciências, que afirmou que as grandes atrações do local são o Planetário e Observatório Astronômico.
O complexo também serviu para unir em um só lugar vários projetos ligados à Ciência. “O espaço interativo de malacologia funcionava no prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e vindo para o novo prédio, ganhou mais visibilidade. Já o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, infelizmente, estava parado por um bom tempo e voltou a funcionar após ser incorporado ao Centro de Ciências”, detalhou Teixeira.
NOVIDADES
Devido à grande procura por dias disponíveis para visitas, o Centro de Ciências ofertará mais vagas a partir de setembro. “Atualmente, recebemos duas escolas por dia, uma pela manhã e a outra à tarde, mas a demanda estava altíssima. O agendamento é feito online e a gente abre às 14h e duas horas depois não tinha vaga para o bimestre. Então, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão a quem o Centro de Ciências é ligado, a gente vai passar receber quatro escolas por dia, duas pela manhã e as outras à tarde, a partir de setembro”, disse o diretor.
Outra novidade é a inclusão de um novo roteiro de visitas. “Hoje, nós temos três roteiros que podem ser escolhidos pela escola na hora do agendamento. Mas, a partir de agosto com o novo espaço, o laboratório de ciência e educação matemática, as instituições poderão escolher um novo roteiro”, explicou.
As atividades são todas gratuitas e abertas ao público em geral, e incluem visitas guiadas, sessões no Planetário e Observatório Astronômico dotado de telescópio fixo de 20 polegadas.
“Um dos papéis da Universidade é extensão universitária. Pegar o conhecimento que é produzido aqui através das pesquisas e atividades que cada departamento e setor faz e levar como um benefício para comunidade. O Centro de Ciências tem esse papel, levar o conhecimento produzido até a população e mostrar a importância da ciência e da universidade para todos”, finalizou.
Para agendar uma visita ao Centro de Ciências, basta acessar o site (www.ufjf.br/centrodeciencias). Não há vagas para visitas nos meses de agosto e setembro. O agendamento será disponibilizado a partir das 14h do dia 3 de setembro para visitas nos meses de outubro, novembro de dezembro.