O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara de Juiz de Fora alerta aos consumidores quanto aos contratos de telefonia empresarial, a fim de evitar problemas quanto a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. Nos últimos meses, foram registradas 38 reclamações sobre o assunto.
Segundo o órgão, é importante que o contratante leia com atenção o contrato antes de assiná-lo. Desse modo, tem consciência do que a prestadora está oferecendo, o que ela pode cobrar e todos os direitos reservados ao mesmo. Além disso, deve concentrar-se nos valores que serão cobrados nos serviços extras, como ligação à distância, franquia de internet móvel, entre outros. São essas taxas que fazem com que a conta tenha um valor superior do que o esperado.
É fundamental que o consumidor peça ao consultor que mostre para ele onde estão as ofertas e características do plano a ser contratado no documento. Estude e entenda as propostas e as opções das operadoras de telefonia. Pressione o vendedor para obter a melhor oferta, mas descarte imediatamente aquele que não demonstrar segurança e não inspirar confiança, mesmo que a melhor entre as ofertas seja a dele. Negocie com o especialista em uma operadora apenas e verifique a reputação da empresa para qual trabalha. Desconfie da idoneidade e se tiver dúvida, não contrate.
Caso o consumidor tenha dúvidas, pode solicitar ajuda do Sedecon antes de assinar o contrato. Se após a contratação ocorrer algum tipo de complicação, o cliente deve procurar o órgão o quanto antes para poder solucionar o impasse.
Fonte: Assessoria Câmara JF