PJF aprova lei que cria a Semana da Conscientização Cívica e Política

Foi publicada nos Atos do Governo da última semana, a promulgação da lei que cria a Semana da Conscientização Cívica e Política em Juiz de Fora. A Lei N.º 13.719, de autoria dos Vereadores Charlles Evangelista (PSL) e Sargento Mello Casal (PTB), tem como objetivo promover, anualmente, durante a terceira semana do mês de setembro, o desenvolvimento de atividades, campanhas e projetos de incentivo, colocando a importância da conscientização cívica e política em nossa cidade.

Um dos principais pontos da semana será dar mais destaque aos símbolos nacionais. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971.

Durante a semana as escolas, colégios, instituições municipais e entidades não governamentais poderão desenvolver programações com a realização de palestras e atividades práticas de incentivos a conscientização cívica e política do Município.

A terceira semana de setembro foi escolhida justamente por que colégios, prefeitura e demais órgãos públicos ficam atarefados na preparação e execução dos eventos durante o dia da independência.

De acordo com o Vereador Sargento Mello a ideia de criar a semana surge após uma percepção da necessidade de revalorização de símbolos nacionais. “Nós verificamos que o respeito aos nossos símbolos, bandeira, brasão, dentre outros, deixaram de ser levados ao um foco mais direto de amor a pátria, principalmente na área publica. Você anda hoje em alguns órgãos do executivo e do legislativo e não vê o brasão, e outros símbolos que são obrigatórios por lei”.

O vereador lamentou a falta de conhecimento, por parte de alguns jovens, em relação ao hino nacional e aos motivos de celebração pelo sete de setembro. “Hoje em dia você percebe que muitos jovens não sabem cantar nosso hino. Vão para o sete de setembro, mas não sabem nada sobre os nossos brasões, símbolos e a semana da pátria” disse.

A programação com atividades e eventos da semana buscará dar ao jovem a oportunidade de contato com os símbolos da pátria, sua história e significados. “Parece algo simples, mas no atual momento em que vivemos é importante pra despertar o interesse maior de nosso jovem pela a pátria. Se a pessoa não tem amor à pátria o que vai querer produzir de bom para a nação?” finalizou o vereador.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.