Em coletiva concedida na tarde dessa quinta-feira, 28, o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PHS), informou que 22.916 pessoas se inscreveram para o concurso da Câmara que oferece 30 vagas para os níveis médio, técnico e superior. “Estamos dando a oportunidade para muita gente ingressar na Câmara Municipal e realizar um bom trabalho”, disse ele. De acordo com Rodrigo, o concurso irá aumentar o percentual de servidores em cargos efetivos na Câmara de 20% para cerca de 40%. As provas acontecem no dia 22 de julho e a previsão é de que os aprovados sejam chamados até o final do ano.
Diante do elevado número de inscrições, o presidente da Câmara afirmou que fechou uma parceria com a UFJF para a realização das provas, onde serão aplicadas todas as avaliações para o nível superior. No entanto, apenas parte das provas de nível médio serão realizadas na instituição. “Isso é necessário porque a UFJF não tem capacidade para receber os cerca de 14 mil candidatos para nível médio e técnico ao mesmo tempo. Portanto, estamos buscando locais adicionais de prova próximos à Universidade, na Cidade Alta. É uma logística parecida com a do Enem”, disse.
A preocupação de encontrar locais próximos para a realização das provas se dá pelo fato de que a Câmara optou por permitir que o mesmo candidato concorra tanto aos cargos de nível médio e técnico quanto às vagas para o nível superior. Por isso, o objetivo é facilitar o deslocamento entre o local das provas de nível médio e técnico, que acontecem no período da manhã, e as provas para o nível superior, à tarde.
Ainda de acordo com Rodrigo Mattos, a expectativa é que as comissões permanentes e o trabalho legislativo sejam fortalecidos com a chegada dos aprovados. “Hoje, apesar de termos que discutir leis sobre o zoneamento da cidade, por exemplo, não temos um especialista na área. O concurso acaba com esse problema, pois temos vagas para assistentes técnicos especializados em diversas áreas”, afirmou.
Foram arrecadados cerca de R$300 mil com as inscrições. Desse valor, R$86 mil, valor definido em contrato, fica com a Consulpam, empresa responsável por realizar o concurso. O restante será repassado aos cofres da Prefeitura de Juiz de Fora.
Fonte: Assessoria