Os moradores do bairro São Judas Tadeu, zona Norte, ainda sentem os efeitos da falta de funcionários na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Em outubro do ano passado, o jornal Diário Regional foi procurado pelo presidente da associação dos moradores, Renato Vieira Gama, que denunciou o caso.

Na época, Gama relatou que a unidade não tinha um farmacêutico há algum tempo e que não era primeira vez que isso ocorria. Por conta da situação, os moradores estavam se deslocando até a UBS do Bairro Santa Cruz, na mesma região, para receberem medicamentos. Na última conversa com o Diário Regional, nessa quinta-feira, 21, Gama relatou que após a denúncia, um farmacêutico passou a atender a UBS, porém os impasses perduraram. “Ele ficava só na parte da manhã e ia embora porque precisava ir para outra unidade. Porém, desde dezembro não tem mais, a farmácia está fechada e é preciso ir até a UBS do Santa Cruz, novamente”, relatou o presidente de associação de moradores.

Secretaria de saúde informou que está aguardando o ingresso de novos profissionais para atender a unidade de São Judas Tadeu. Foto: Divulgação

Questionado se há informação sobre falta de medicamentos, Gama afirmou que sim, porém não tem como quantificar. “A enfermeira disse que realmente há algumas medicações que estão faltando, porém ela não disse o quanto porque não tem acesso a farmácia. Ao menos, ela recolheu [os que ela tem acesso] e encaminhou para a unidade do bairro Santa Cruz”, disse.

 

ESCLARECIMENTOS

Em outubro de 2017, quando foi procurada, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) alegou que foi realizado concurso público para profissionais de diversas áreas, incluindo farmacêutico, e as contratações estavam em andamento e que a recomendação era que os usuários recorressem à UBS do Bairro Santa Cruz ou à Farmácia Central, caso necessitassem de medicação

No novo posicionamento, a SS informou que um grupo de profissionais já foi chamado e já iniciou os trabalhos em outras UBSs e aguarda o ingresso de novos profissionais para atender a unidade de São Judas Tadeu. A Secretaria destacou, ainda, que os usuários não estão sem assistência, podendo pegar a medicação na Farmácia Central ou na unidade vizinha do bairro Santa Cruz.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.