Hoje nosso artigo de arquitetura será dirigido especificamente para quem quer montar um espaço comercial ou já tem um e quer melhorar as vendas através da arquitetura. Assim, se você não se inclui nesses casos, por favor, não leia mais o texto ou acabará descobrindo alguns segredos da arquitetura que te induzem, inconscientemente, a consumir mais.
Dito isso, e sabendo que a partir de agora só temos leitores empresários, precisaremos fazer um pequeno teste de lógica. Parece um teste bobo, mas, se realizado a sério, vai permitir um profundo entendimento do tema principal.
Para realizá-lo você vai precisar apenas de um pouco de atenção… Topa?
- Pense em um número de 1 a 9
- Multiplique esse número por 9
- Se o resultado for um número de dois algarismos, você terá que somar esses dois dígitos. Por exemplo, se deu 35= 3+5 =8, se deu 25= 2+5 =7.
- Agora pegue o valor encontrado e some 7. Se encontrou 5, por exemplo: 5 + 7 = 12
- Divida esse novo número encontrado por 4. (Atenção: caso ñ seja possível comece do início, com atenção, pois provavelmente você errou em algum lugar).
- Transforme esse número em uma letra da seguinte maneira: 1=A; 2=B; 3=C; 4=D; 5=E; … 25=Y; 26=Z
- Pense o nome de um país que começa com essa letra. Escreva ao lado: _ _ _ _ _ _ _ _ _
- Agora, pense rápido… Pegue a 5ª letra do nome deste país e pense o nome de um animal que comece com ela. Escreva ao lado: _ _ _ _ _ _
- Pense em uma cor que comece com a mesma letra do animal escolhido: _ _ _ _ _ _
Agora me responda o seguinte: o que esse macaco marrom está fazendo na Dinamarca?
Pergunto isso porque muito provavelmente foram essas as suas escolhas: Dinamarca, macaco e marrom. Faça esse mesmo teste com outras pessoas e veja o que acontece.
Mas “que bruxaria é essa”?
Isso não é bruxaria… é lógica.
Qualquer número que escolhesse entre 1 e 9, depois de feitas todas as contas sugeridas, resultaria em 4. O que equivale à letra “D”. Só existem três países começados com essa letra: Dinamarca e os outros eu teria que pesquisar para responder.
A quinta letra é “M”. O bicho mais provável a ter sido escolhido foi o macaco e a cor, marrom (a menos que tenha forçado a barra e inventado um “marelo” ou tirado o musgo do fundo do baú).
LIGANDO OS PONTOS
Legal… mas o que isso tem a ver com a arquitetura comercial?
Elementar, meu caro leitor.
Da mesma forma que você foi induzido a escolher as três palavras, achando que a escolha era aleatória e casual, tudo começando pelo fato de que foi você que escolheu o número de 1 a 9 lá no começo do processo… A montagem de uma loja também pode induzir o cliente a comprar mais ou menos.
Ou você acha que é por acaso que as balas e pequenas guloseimas ficam próximas aos caixas na saída dos supermercados?
Também acredita que é algo casual aquele delicioso cheiro de sanduíche dentro de uma rede de fast food?
Saiba que em um bom projeto, nada é casual e tudo influencia: desde as cores das paredes à quantidade de iluminação; da altura dos móveis à disposição dos produtos dentro da loja (ou escritório)…
Um bom projeto de arquitetura comercial trabalha com uma série de elementos, que variam para cada tipo de negócio, permitem uma melhor vivência do espaço pelo cliente e geraram um melhor retorno econômico para o empresário.
Falando no ouvido que melhor escuta: se você vai montar uma loja, contrate um arquiteto, pois um bom projeto induz ao aumento de vendas.
A seguir, algumas dicas de arquitetura comercial para potencializar as vendas:
A CARA DA RIQUEZA
Joãozinho Trinta foi questionado uma vez por que usava tanto luxo em seus desfiles se o Carnaval era uma festa popular?
E a resposta foi de bate pronto: “Quem gosta de pobreza é intelectual. Pobre gosta mesmo é de luxo”.
Isso é quase um axioma, entretanto, em arquitetura alguns aspectos culturais têm que ser levados em consideração.
Se você vende cafezinho em uma rua muito popular e monta uma loja mega bonita, toda iluminada, com detalhes em dourado e com o piso claro.
Logo do seu lado tem um concorrente com uma cara mais popular, sem muita ostentação.
Considerando, ainda, que as duas lojas tenham o mesmo preço. Sinceramente responda: qual loja você acha que viverá mais cheia… por quê?
Você não acha que uma loja bonita em excesso espantaria uma clientela mais popular? Inibiria a entrada das pessoas até por acreditarem que a mais bonita é tem produtos mais caros?
As características do público alvo têm que ser levadas em consideração na hora da montagem da aparência da loja.
CHEIRINHO DE QUEIJO
Quem já foi em algum espetáculo no Teatro Pró Música em Juiz de Fora inevitavelmente já sentiu um irresistível cheiro de pipoca invadindo o corredor de saída bem no fim do evento.
E aí?… será que esse cheiro já te induziu a entrar na fila da carrocinha do pipoqueiro?
De forma contrária, certa vez entrei em uma lanchonete que o proprietário fazia questão de manter sempre limpa. Parece bom, não é?
O caso é que de hora em hora ele passava um desinfetante no chão com cheiro de enxaguante bucal.
Me responda sinceramente: você tem coragem de comer alguma coisa assim que acabou de escovar os dentes? Enquanto o sabor da pasta ainda está na boca parece até que a fome reduz, não é verdade?
Então imagine o efeito desse cheiro de enxaguante bucal dentro de uma lanchonete!
E o proprietário não entendia porque o concorrente ao lado, com a lanchonete com cheiro de pastel frito, atraia mais os clientes.
Atualmente existem indústrias especializadas em criar cheiros específicos para ambientes comerciais (tem até essência de carro novo).
Os cheiros adequados podem criar um vínculo com o seu ponto comercial e aumentar as vendas.
Para mais dicas: facebook.com/argusarquitetura