Não abandone a natação no inverno, torne-se um aliado dela!

Justamente quando a temperatura cai que as crianças ficam mais propensas a várias doenças, sendo necessário reforçar seu sistema imunológico. A prática da natação é uma grande aliada na melhoria da resistência, pois traz imunidade às doenças respiratórias. Exercícios de braços, tronco e pernas, coordenados e associados à respiração e as propriedades físicas do meio líquido fortalecem a musculatura do tórax, aumentam a capacidade e a elasticidade pulmonar, facilitam as trocas gasosas e ampliam a absorção de oxigênio pelo organismo.

 

Faz bem para o coração, pois as propriedades físicas do meio líquido, como empuxo e a pressão hidrostática associadas à natação fortalecem o coração e diminuem a incidência de doenças cardiovasculares. Além de dilatar as artérias e facilitar a circulação sanguínea, favorecem as trocas gasosas.

 

É muito importante também os cuidados ao sair da piscina. Lembre-se sempre de usar roupão, tomar banho morno e não quente para evitar choque térmico, secar bem os ouvidos e a cabeça, usar agasalhos com capuz e esperar em um ambiente misto antes de sair a rua!

 

Samanta Magalhães Gomes e Joelma Magalhães Gomes

 

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.